Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 91.974
50%
Branca.
9%
Preta.
37%
Parda.
1%
Amarela.
1%
Indígena.
1%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 91.701
2%
Meu primeiro ano.
3%
1-2 anos.
9%
3-5 anos.
20%
6-10 anos.
19%
11-15 anos.
17%
16-20 anos.
30%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 91.637
18%
Meu primeiro ano.
14%
1-2 anos.
22%
3-5 anos.
19%
6-10 anos.
12%
11-15 anos.
8%
16-20 anos.
7%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 91.765
57%
Apenas nesta.
34%
Em 2.
6%
Em 3.
3%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 91.671
64%
Concursado/efetivo/estável.
34%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
1%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 91.421
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
9%
54%
35%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
30%
55%
13%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
10%
43%
43%
4%
4%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
2%
19%
65%
14%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 91.595
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
8%
37%
54%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
38%
36%
23%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
21%
38%
41%
- Assisto a filmes
1%
34%
34%
31%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
13%
62%
17%
8%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
8%
40%
28%
24%
- Estudo
6%
6%
35%
59%
- Assisto a telejornal
3%
3%
21%
33%
44%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 91.027
1%
Até 10 horas.
6%
De 11 a 20 horas.
13%
De 21 a 30 horas.
31%
De 31 a 40 horas.
48%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 91.348
3%
Até 10 horas.
13%
De 11 a 20 horas.
26%
De 21 a 30 horas.
33%
De 31 a 40 horas.
25%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 91.424
4%
Até 10 horas.
28%
De 11 a 20 horas.
32%
De 21 a 30 horas.
28%
De 31 a 40 horas.
8%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 91.413
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
16%
84%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
43%
54%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
5%
5%
51%
44%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
29%
70%
- Gestão de sala de aula
1%
24%
74%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
17%
43%
31%
9%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
1%
12%
52%
35%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
1%
4%
4%
35%
60%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
36%
62%
- Participar da gestão da escola
2%
13%
46%
39%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
1%
5%
5%
48%
46%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 91.316
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
28%
22%
20%
31%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
39%
28%
15%
17%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
70%
20%
5%
5%
5%
5%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 90.832
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
23%
31%
23%
22%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
19%
30%
31%
20%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
27%
33%
21%
19%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 91.072
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
76%
17%
3%
3%
4%
4%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
94%
4%
4%
1%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 90.310
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
15%
13%
33%
39%
- Compreender o processo de aprendizagem
12%
11%
36%
41%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
13%
13%
36%
39%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
15%
17%
35%
34%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
13%
15%
37%
35%
- Aprimorar as metodologias de ensino
12%
12%
35%
40%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
18%
19%
33%
30%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 91.564
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
9%
13%
29%
49%
- Acústica
10%
18%
33%
39%
- Iluminação natural
7%
16%
31%
45%
- Ventilação natural
15%
25%
31%
29%
- Temperatura
22%
24%
30%
25%
- Limpeza
3%
3%
8%
28%
60%
- Acessibilidade
10%
13%
27%
50%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
5%
5%
13%
34%
47%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
7%
15%
36%
41%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
6%
6%
12%
31%
51%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 91.432
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
4%
4%
2%
10%
34%
50%
- Projetor multimídia (datashow)
10%
4%
4%
12%
27%
48%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
23%
9%
17%
24%
26%
- Software
33%
9%
18%
22%
17%
- Internet
15%
14%
21%
27%
22%
- Acervo multimídia
25%
11%
21%
26%
18%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 90.508
3%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
5%
Nenhuma vez.
6%
Uma vez.
20%
Duas vezes.
67%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 90.565
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
2%
8%
52%
38%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
4%
4%
47%
47%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
2%
9%
51%
39%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
7%
50%
42%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
49%
48%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
12%
49%
37%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
1%
4%
4%
43%
51%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
6%
6%
49%
44%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 90.804
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
54%
31%
11%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
2%
21%
49%
28%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
16%
47%
36%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
14%
46%
38%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
21%
45%
24%
10%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 91.509
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
6%
6%
35%
49%
10%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
8%
68%
21%
4%
4%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
3%
3%
24%
66%
7%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
3%
3%
24%
64%
9%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
11%
65%
23%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 90.880
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
23%
48%
13%
15%
- Metodologia de ensino
53%
35%
6%
6%
6%
6%
- Conteúdos trabalhados em sala
50%
27%
3%
3%
20%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
50%
35%
8%
6%
6%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
50%
35%
11%
5%
5%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
74%
17%
2%
6%
6%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 90.821
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
6%
6%
13%
81%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
5%
5%
10%
85%
- Estabelece metas de aprendizagem
5%
5%
4%
4%
91%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
5%
5%
4%
4%
91%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
6%
6%
5%
5%
89%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 90.952
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
3%
3%
22%
64%
11%
- Chegam pontualmente
4%
4%
33%
54%
9%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
21%
65%
13%
- São respeitosos(as) comigo
1%
8%
66%
25%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
27%
62%
9%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
2%
21%
67%
10%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 90.742
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
80%
18%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
72%
24%
4%
4%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
91%
9%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 90.910
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
92%
7%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
97%
3%
3%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
99%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
1%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
92%
7%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 90.645
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
2%
1%
3%
3%
9%
48%
37%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
2%
2%
7%
40%
48%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
4%
4%
23%
47%
25%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
3%
3%
7%
27%
37%
17%
10%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
8%
1%
4%
4%
9%
34%
44%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
2%
5%
5%
20%
73%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
4%
4%
13%
29%
52%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
2%
1%
7%
23%
45%
23%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
3%
3%
1%
6%
6%
19%
46%
24%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
3%
3%
1%
3%
3%
14%
44%
36%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
4%
4%
1%
3%
3%
13%
45%
35%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
8%
4%
4%
14%
26%
33%
15%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
5%
5%
1%
4%
4%
15%
37%
38%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
3%
3%
22%
74%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
1%
3%
3%
21%
75%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
1%
3%
3%
20%
75%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
4%
4%
1%
8%
25%
37%
25%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
2%
1%
5%
5%
26%
66%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
2%
1%
6%
6%
19%
33%
39%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas