São Paulo Santo André

Silvia Orthof Emeief

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

76%

Português

46%

Matemática

+1pts

+17pts

2017

77%

Português

63%

Matemática

-17pts

-31pts

2019

60%

Português

32%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+17pts
-31pts

46%

Aprendizado adequado

2015

4%

(2 alunos)

Avançado

42%

(21 alunos)

Proficiente

43%

(22 alunos)

Básico

11%

(5 alunos)

Insuficiente

63%

Aprendizado adequado

2017

12%

(6 alunos)

Avançado

51%

(26 alunos)

Proficiente

30%

(15 alunos)

Básico

7%

(4 alunos)

Insuficiente

32%

Aprendizado adequado

2019

8%

(2 alunos)

Avançado

24%

(7 alunos)

Proficiente

48%

(14 alunos)

Básico

20%

(6 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.