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Desigualdades

Dados contextuais do município

População
Este município está entre os 90% mais populosos do Brasil
Renda
Este município está entre os 80% de maior renda per capita do Brasil
28,8%
da população recebem o Bolsa Família
6,2%
das pessoas com 15 anos ou mais são não alfabetizadas
Distribuição da população por área
Divisão da população em relação à cor/raça

Legenda

Fonte: Censo Demográfico 2022 (IBGE), Contas Nacionais 2021 (IBGE) e Departamento de Benefícios Sociais 2025 (SNAS)

Dados municipais de educação

Distribuição dos estudantes por cor/raça
18.86% dos estudantes não declararam cor/raça
Distribuição dos estudantes por nível socioeconômico (NSE)
 

Legenda

Fontes: Censo Escolar 2024 e INSE 2021 - INEP

Habilitado na Condicionalidade III do VAAR?

Este município foi habilitado para receber recursos da complementação VAAR do Fundeb:
Habilitado porque reduziu a desigualdade racial e socioeconômica.

Dados não disponíveis

Não há dados para os filtros selecionados.

Aprendizado adequado entre estudantes de baixo nível socioeconômico
Aprendizado adequado entre estudantes de alto nível socioeconômico
Aprendizado adequado entre estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI)
Aprendizado adequado entre estudantes brancos e amarelos
≥ 70% Aprendizado
≥ 50% Aprendizado
≥ 25% Aprendizado
< 25% Aprendizado
*A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstra aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.

Legenda

Indicadores da Complementação VAAR 2025 para dependência municipal - Inep

Desigualdades na formação de professores e na infraestrutura escolar

Percentual de professores com formação adequada
*Professor com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que lecionam
Em escolas de baixo nível socioeconômico

Ao contrário dos resultados gerais, baseados no Censo Escolar, os dados por nível socioeconômico consideram menos escolas, já que o NSE se baseia nos questionários do Saeb 2021 e só está disponível para aquelas que participaram e tiveram os dados divulgados

Não há dados disponíveis para escolas de baixo nível socioeconômico
Em escolas de alto nível socioeconômico
Não há dados disponíveis para escolas de alto nível socioeconômico
Em escolas urbanas
Em escolas rurais
Não há dados disponíveis para escolas rurais
Percentual de escolas com infraestrutura básica
*Escolas que apresentam todos os equipamentos considerados essenciais para o seu bom funcionamento, conforme descrito na Nota Metodológica
Em escolas de baixo nível socioeconômico

Ao contrário dos resultados gerais, baseados no Censo Escolar, os dados por nível socioeconômico consideram menos escolas, já que o NSE se baseia nos questionários do Saeb 2021 e só está disponível para aquelas que participaram e tiveram os dados divulgados

Não há dados disponíveis para escolas de baixo nível socioeconômico
Em escolas de alto nível socioeconômico
Não há dados disponíveis para escolas de alto nível socioeconômico
Em escolas urbanas
Em escolas rurais
Não há dados disponíveis para escolas rurais

Legenda

Fonte: Censo Escolar 2024, Adequação da Formação Docente 2024 e Inse escolas 2021- Inep

Identifique quais escolas precisam de mais suporte nesse território

Agora que você já conhece mais sobre o município, o perfil dos estudantes e como a rede de ensino está em relação à equidade — se foi habilitada no VAAR e qual o percentual de alunos de baixo nível socioeconômico e de pretos, pardos e indígenas com aprendizado adequado — é hora de se aprofundar na situação de cada escola.

O mapa abaixo indica, por meio das cores vermelho, amarelo e verde, qual a necessidade de suporte de cada unidade de ensino, sendo vermelho alta, amarelo média e verde baixa. Essa classificação é baseada em um indicador sintético desenvolvido pelo Iede, gestor do QEdu, que considera três dimensões:

Aprendizado: desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

Insumos: condições de infraestrutura básica e formação dos professores.

Social: perfil socioeconômico e composição étnico-racial dos estudantes.

Adicionar o componente ‘social’ é importante pois uma rede de ensino comprometida com a equidade deve buscar garantir boas condições de aprendizagem a todos os alunos — e, especialmente, àqueles que historicamente enfrentam mais barreiras, como estudantes de baixo nível socioeconômico, pretos, pardos e indígenas. Evidências de pesquisas mostram que esses grupos tendem a ter menos oportunidades educacionais fora do ambiente escolar, o que reforça a importância de políticas públicas direcionadas.

Por meio dos filtros disponíveis, é possível visualizar a situação das escolas em cada uma dessas dimensões separadamente.

Baixa necessidade de suporte
Média necessidade de suporte
Alta necessidade de suporte
Exibindo de escolas
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Página de

Legenda

Fonte: Indicador de necessidade de suporte - Iede