Desigualdades
Dados contextuais do município
Legenda
Dados municipais de educação
Legenda
Habilitado na Condicionalidade III do VAAR?
Não reduziu a desigualdade racial e socioeconômica.
Dados não disponíveis
Não há dados para os filtros selecionados.
Legenda
Desigualdades na formação de professores e na infraestrutura escolar
Ao contrário dos resultados gerais, baseados no Censo Escolar, os dados por nível socioeconômico consideram menos escolas, já que o NSE se baseia nos questionários do Saeb 2021 e só está disponível para aquelas que participaram e tiveram os dados divulgados
Ao contrário dos resultados gerais, baseados no Censo Escolar, os dados por nível socioeconômico consideram menos escolas, já que o NSE se baseia nos questionários do Saeb 2021 e só está disponível para aquelas que participaram e tiveram os dados divulgados
Legenda
Identifique quais escolas precisam de mais suporte nesse território
Agora que você já conhece mais sobre o município, o perfil dos estudantes e como a rede de ensino está em relação à equidade — se foi habilitada no VAAR e qual o percentual de alunos de baixo nível socioeconômico e de pretos, pardos e indígenas com aprendizado adequado — é hora de se aprofundar na situação de cada escola.
O mapa abaixo indica, por meio das cores vermelho, amarelo e verde, qual a necessidade de suporte de cada unidade de ensino, sendo vermelho alta, amarelo média e verde baixa. Essa classificação é baseada em um indicador sintético desenvolvido pelo Iede, gestor do QEdu, que considera três dimensões:
Aprendizado: desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.
Insumos: condições de infraestrutura básica e formação dos professores.
Social: perfil socioeconômico e composição étnico-racial dos estudantes.
Adicionar o componente ‘social’ é importante pois uma rede de ensino comprometida com a equidade deve buscar garantir boas condições de aprendizagem a todos os alunos — e, especialmente, àqueles que historicamente enfrentam mais barreiras, como estudantes de baixo nível socioeconômico, pretos, pardos e indígenas. Evidências de pesquisas mostram que esses grupos tendem a ter menos oportunidades educacionais fora do ambiente escolar, o que reforça a importância de políticas públicas direcionadas.
Por meio dos filtros disponíveis, é possível visualizar a situação das escolas em cada uma dessas dimensões separadamente.
Carregando... |
Legenda