Desigualdades
Dados contextuais do município
Legenda
Dados municipais de educação
Legenda
Habilitado na Condicionalidade III do VAAR?
Dados não disponíveis
Não há dados para os filtros selecionados.
Legenda
Desigualdades na formação de professores e na infraestrutura escolar
Ao contrário dos resultados gerais, baseados no Censo Escolar, os dados por nível socioeconômico consideram menos escolas, já que o NSE se baseia nos questionários do Saeb 2021 e só está disponível para aquelas que participaram e tiveram os dados divulgados
Ao contrário dos resultados gerais, baseados no Censo Escolar, os dados por nível socioeconômico consideram menos escolas, já que o NSE se baseia nos questionários do Saeb 2021 e só está disponível para aquelas que participaram e tiveram os dados divulgados
Legenda
Identifique quais escolas precisam de mais suporte nesse território
Agora que você já conhece mais sobre o município, o perfil dos estudantes e como a rede de ensino está em relação à equidade — se foi habilitada no VAAR e qual o percentual de alunos de baixo nível socioeconômico e de pretos, pardos e indígenas com aprendizado adequado — é hora de se aprofundar na situação de cada escola.
O mapa abaixo indica, por meio das cores vermelho, amarelo e verde, qual a necessidade de suporte de cada unidade de ensino, sendo vermelho alta, amarelo média e verde baixa. Essa classificação é baseada em um indicador sintético desenvolvido pelo Iede, gestor do QEdu, que considera três dimensões:
Aprendizado: desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.
Insumos: condições de infraestrutura básica e formação dos professores.
Social: perfil socioeconômico e composição étnico-racial dos estudantes.
Adicionar o componente ‘social’ é importante pois uma rede de ensino comprometida com a equidade deve buscar garantir boas condições de aprendizagem a todos os alunos — e, especialmente, àqueles que historicamente enfrentam mais barreiras, como estudantes de baixo nível socioeconômico, pretos, pardos e indígenas. Evidências de pesquisas mostram que esses grupos tendem a ter menos oportunidades educacionais fora do ambiente escolar, o que reforça a importância de políticas públicas direcionadas.
Por meio dos filtros disponíveis, é possível visualizar a situação das escolas em cada uma dessas dimensões separadamente.
Carregando... |
Legenda