São Paulo Tatuí

Chico Pereira

Escola Estadual
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

34%

Português

9%

Matemática

+17pts

+10pts

2017

51%

Português

19%

Matemática

-18pts

-5pts

2019

33%

Português

14%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Tatuí

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+10pts
-5pts

9%

Aprendizado adequado

2015

2%

(2 alunos)

Avançado

7%

(7 alunos)

Proficiente

70%

(65 alunos)

Básico

21%

(19 alunos)

Insuficiente

19%

Aprendizado adequado

2017

0%

(sem dados)

Avançado

19%

(13 alunos)

Proficiente

55%

(38 alunos)

Básico

26%

(18 alunos)

Insuficiente

14%

Aprendizado adequado

2019

2%

(2 alunos)

Avançado

12%

(13 alunos)

Proficiente

61%

(67 alunos)

Básico

25%

(27 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.