São Paulo Tabatinga

Fernando Brasil Prof

Escola Estadual
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

26%

Português

16%

Matemática

-7pts

+3pts

2017

19%

Português

19%

Matemática

+48pts

+8pts

2019

67%

Português

27%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Tabatinga

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+3pts
+7pts

16%

Aprendizado adequado

2015

0%

(sem dados)

Avançado

16%

(5 alunos)

Proficiente

60%

(20 alunos)

Básico

24%

(8 alunos)

Insuficiente

19%

Aprendizado adequado

2017

3%

(1 alunos)

Avançado

16%

(5 alunos)

Proficiente

48%

(15 alunos)

Básico

32%

(10 alunos)

Insuficiente

27%

Aprendizado adequado

2019

0%

(sem dados)

Avançado

27%

(4 alunos)

Proficiente

60%

(9 alunos)

Básico

13%

(2 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.