São Paulo Matão

Jose Inocencio Da Costa

Escola Estadual
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

60%

Português

31%

Matemática

-6pts

-2pts

2017

54%

Português

29%

Matemática

-7pts

-3pts

2019

47%

Português

26%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Matão

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-3pts
-2pts

31%

Aprendizado adequado

2015

9%

(13 alunos)

Avançado

22%

(30 alunos)

Proficiente

53%

(73 alunos)

Básico

15%

(21 alunos)

Insuficiente

29%

Aprendizado adequado

2017

4%

(5 alunos)

Avançado

25%

(35 alunos)

Proficiente

52%

(74 alunos)

Básico

19%

(28 alunos)

Insuficiente

26%

Aprendizado adequado

2019

8%

(10 alunos)

Avançado

18%

(23 alunos)

Proficiente

54%

(70 alunos)

Básico

19%

(25 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.