São Paulo Tambaú

Carmen Mendes Carvalho Professora

Escola Estadual
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

32%

Português

18%

Matemática

+4pts

-10pts

2017

36%

Português

8%

Matemática

-3pts

+3pts

2019

33%

Português

11%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Tambaú

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-9pts
+3pts

18%

Aprendizado adequado

2015

4%

(3 alunos)

Avançado

13%

(11 alunos)

Proficiente

47%

(38 alunos)

Básico

36%

(29 alunos)

Insuficiente

8%

Aprendizado adequado

2017

2%

(1 alunos)

Avançado

6%

(4 alunos)

Proficiente

50%

(30 alunos)

Básico

42%

(25 alunos)

Insuficiente

11%

Aprendizado adequado

2019

2%

(1 alunos)

Avançado

9%

(5 alunos)

Proficiente

56%

(31 alunos)

Básico

33%

(19 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.