São Paulo São Paulo

Emef Bartolomeu Lourenco De Gusmao

Escola Municipal de Ensino Fundamental
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

49%

Português

32%

Matemática

-12pts

-14pts

2017

37%

Português

18%

Matemática

+25pts

+28pts

2019

62%

Português

46%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-14pts
+28pts

32%

Aprendizado adequado

2015

6%

(6 alunos)

Avançado

26%

(25 alunos)

Proficiente

49%

(46 alunos)

Básico

19%

(18 alunos)

Insuficiente

18%

Aprendizado adequado

2017

4%

(2 alunos)

Avançado

15%

(9 alunos)

Proficiente

69%

(41 alunos)

Básico

13%

(8 alunos)

Insuficiente

46%

Aprendizado adequado

2019

9%

(8 alunos)

Avançado

38%

(37 alunos)

Proficiente

46%

(46 alunos)

Básico

7%

(7 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.