São Paulo São Paulo

Emef Luis Saia Arq

Escola Municipal de Ensino Fundamental
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

38%

Português

11%

Matemática

+8pts

+12pts

2017

46%

Português

23%

Matemática

+6pts

-2pts

2019

52%

Português

21%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+13pts
-2pts

11%

Aprendizado adequado

2015

3%

(5 alunos)

Avançado

7%

(10 alunos)

Proficiente

66%

(93 alunos)

Básico

23%

(33 alunos)

Insuficiente

23%

Aprendizado adequado

2017

1%

(1 alunos)

Avançado

22%

(16 alunos)

Proficiente

64%

(47 alunos)

Básico

13%

(10 alunos)

Insuficiente

21%

Aprendizado adequado

2019

4%

(5 alunos)

Avançado

17%

(21 alunos)

Proficiente

63%

(78 alunos)

Básico

15%

(19 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.