São Paulo São João da Boa Vista

Germano Cassiolato Professor Emeb

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

81%

Português

79%

Matemática

+13pts

+8pts

2017

94%

Português

87%

Matemática

+1pts

-1pts

2019

95%

Português

86%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+9pts
-2pts

79%

Aprendizado adequado

2015

49%

(44 alunos)

Avançado

29%

(26 alunos)

Proficiente

19%

(17 alunos)

Básico

2%

(2 alunos)

Insuficiente

87%

Aprendizado adequado

2017

55%

(35 alunos)

Avançado

32%

(21 alunos)

Proficiente

11%

(7 alunos)

Básico

2%

(1 alunos)

Insuficiente

86%

Aprendizado adequado

2019

55%

(63 alunos)

Avançado

31%

(35 alunos)

Proficiente

13%

(15 alunos)

Básico

1%

(1 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.