São Paulo Jaú

Maria De Magalhaes Castro Profa Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

63%

Português

60%

Matemática

+16pts

+18pts

2017

79%

Português

78%

Matemática

-19pts

-16pts

2019

60%

Português

62%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Jaú

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+18pts
-16pts

60%

Aprendizado adequado

2015

15%

(8 alunos)

Avançado

44%

(24 alunos)

Proficiente

31%

(17 alunos)

Básico

10%

(5 alunos)

Insuficiente

78%

Aprendizado adequado

2017

27%

(15 alunos)

Avançado

51%

(27 alunos)

Proficiente

16%

(9 alunos)

Básico

6%

(3 alunos)

Insuficiente

62%

Aprendizado adequado

2019

23%

(11 alunos)

Avançado

38%

(19 alunos)

Proficiente

34%

(17 alunos)

Básico

4%

(2 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.