São Paulo Quintana

Pedro Sommerhauzer Prof Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

68%

Português

84%

Matemática

+17pts

+9pts

2017

85%

Português

93%

Matemática

-5pts

-13pts

2019

80%

Português

80%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Quintana

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+9pts
-12pts

84%

Aprendizado adequado

2015

45%

(24 alunos)

Avançado

38%

(21 alunos)

Proficiente

14%

(8 alunos)

Básico

2%

(1 alunos)

Insuficiente

93%

Aprendizado adequado

2017

64%

(55 alunos)

Avançado

29%

(25 alunos)

Proficiente

6%

(5 alunos)

Básico

1%

(1 alunos)

Insuficiente

80%

Aprendizado adequado

2019

46%

(42 alunos)

Avançado

34%

(31 alunos)

Proficiente

17%

(16 alunos)

Básico

2%

(2 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.