São Paulo Jacareí

Joaquim Passos E Silva Prof Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

52%

Português

39%

Matemática

+9pts

+18pts

2017

61%

Português

57%

Matemática

+3pts

0pts

2019

64%

Português

57%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Jacareí

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+18pts
0pts

39%

Aprendizado adequado

2015

9%

(17 alunos)

Avançado

30%

(53 alunos)

Proficiente

47%

(84 alunos)

Básico

14%

(26 alunos)

Insuficiente

57%

Aprendizado adequado

2017

14%

(26 alunos)

Avançado

43%

(78 alunos)

Proficiente

27%

(50 alunos)

Básico

15%

(28 alunos)

Insuficiente

57%

Aprendizado adequado

2019

20%

(35 alunos)

Avançado

36%

(63 alunos)

Proficiente

34%

(58 alunos)

Básico

9%

(16 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.