São Paulo Artur Nogueira

Aparecida Dias Dos Santos Profa Emeief

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

67%

Português

65%

Matemática

+13pts

+5pts

2017

80%

Português

70%

Matemática

+1pts

+1pts

2019

81%

Português

71%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+5pts
+1pts

65%

Aprendizado adequado

2015

22%

(16 alunos)

Avançado

43%

(33 alunos)

Proficiente

26%

(20 alunos)

Básico

9%

(7 alunos)

Insuficiente

70%

Aprendizado adequado

2017

29%

(23 alunos)

Avançado

42%

(34 alunos)

Proficiente

23%

(19 alunos)

Básico

7%

(5 alunos)

Insuficiente

71%

Aprendizado adequado

2019

31%

(29 alunos)

Avançado

40%

(38 alunos)

Proficiente

23%

(22 alunos)

Básico

6%

(5 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.