São Paulo São Bernardo do Campo

Paulo Teixeira De Camargo Prof Emeb

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

77%

Português

64%

Matemática

+13pts

+15pts

2017

90%

Português

79%

Matemática

-3pts

+1pts

2019

87%

Português

80%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+15pts
+1pts

64%

Aprendizado adequado

2015

31%

(39 alunos)

Avançado

32%

(40 alunos)

Proficiente

28%

(35 alunos)

Básico

8%

(10 alunos)

Insuficiente

79%

Aprendizado adequado

2017

37%

(48 alunos)

Avançado

42%

(54 alunos)

Proficiente

18%

(23 alunos)

Básico

3%

(4 alunos)

Insuficiente

80%

Aprendizado adequado

2019

31%

(41 alunos)

Avançado

49%

(63 alunos)

Proficiente

18%

(24 alunos)

Básico

2%

(2 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.