São Paulo Jacareí

Celia Guedes Profa Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

82%

Português

78%

Matemática

-11pts

-10pts

2017

71%

Português

68%

Matemática

+17pts

+12pts

2019

88%

Português

80%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Jacareí

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-10pts
+12pts

78%

Aprendizado adequado

2015

29%

(17 alunos)

Avançado

49%

(28 alunos)

Proficiente

20%

(11 alunos)

Básico

2%

(1 alunos)

Insuficiente

68%

Aprendizado adequado

2017

21%

(13 alunos)

Avançado

48%

(29 alunos)

Proficiente

28%

(17 alunos)

Básico

4%

(2 alunos)

Insuficiente

80%

Aprendizado adequado

2019

34%

(19 alunos)

Avançado

46%

(25 alunos)

Proficiente

16%

(9 alunos)

Básico

4%

(2 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.