São Paulo Atibaia

Waldemar Bastos Buhler Em

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

86%

Português

72%

Matemática

-5pts

-10pts

2017

81%

Português

62%

Matemática

0pts

+15pts

2019

81%

Português

77%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Atibaia

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-10pts
+15pts

72%

Aprendizado adequado

2015

33%

(43 alunos)

Avançado

39%

(51 alunos)

Proficiente

21%

(28 alunos)

Básico

7%

(9 alunos)

Insuficiente

62%

Aprendizado adequado

2017

26%

(35 alunos)

Avançado

36%

(48 alunos)

Proficiente

35%

(47 alunos)

Básico

3%

(4 alunos)

Insuficiente

77%

Aprendizado adequado

2019

32%

(44 alunos)

Avançado

45%

(62 alunos)

Proficiente

16%

(22 alunos)

Básico

6%

(9 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.