São Paulo Taboão da Serra

Armando De Andrade Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

58%

Português

44%

Matemática

+10pts

+8pts

2017

68%

Português

52%

Matemática

-11pts

+7pts

2019

57%

Português

59%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+8pts
+7pts

44%

Aprendizado adequado

2015

15%

(22 alunos)

Avançado

29%

(40 alunos)

Proficiente

38%

(54 alunos)

Básico

18%

(25 alunos)

Insuficiente

52%

Aprendizado adequado

2017

20%

(24 alunos)

Avançado

31%

(37 alunos)

Proficiente

35%

(42 alunos)

Básico

13%

(15 alunos)

Insuficiente

59%

Aprendizado adequado

2019

24%

(24 alunos)

Avançado

35%

(35 alunos)

Proficiente

27%

(27 alunos)

Básico

15%

(15 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.