São Paulo Barueri

Gilberto Florencio Prof Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

52%

Português

27%

Matemática

+12pts

+9pts

2017

64%

Português

36%

Matemática

-7pts

-1pts

2019

57%

Português

35%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Barueri

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+9pts
-1pts

27%

Aprendizado adequado

2015

2%

(2 alunos)

Avançado

25%

(33 alunos)

Proficiente

58%

(75 alunos)

Básico

14%

(18 alunos)

Insuficiente

36%

Aprendizado adequado

2017

10%

(14 alunos)

Avançado

27%

(38 alunos)

Proficiente

56%

(79 alunos)

Básico

8%

(11 alunos)

Insuficiente

35%

Aprendizado adequado

2019

4%

(4 alunos)

Avançado

31%

(33 alunos)

Proficiente

56%

(60 alunos)

Básico

8%

(9 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.