São Paulo Piedade

Etelvino Joaquim Rodrigues Emeief

Escola Municipal
NSE Médio-baixo
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

58%

Português

62%

Matemática

+18pts

+14pts

2017

76%

Português

76%

Matemática

-1pts

+3pts

2019

75%

Português

79%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Piedade

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+15pts
+3pts

62%

Aprendizado adequado

2015

38%

(10 alunos)

Avançado

23%

(6 alunos)

Proficiente

35%

(9 alunos)

Básico

4%

(1 alunos)

Insuficiente

76%

Aprendizado adequado

2017

28%

(9 alunos)

Avançado

48%

(15 alunos)

Proficiente

24%

(7 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

79%

Aprendizado adequado

2019

50%

(15 alunos)

Avançado

29%

(9 alunos)

Proficiente

21%

(7 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.