São Paulo Piedade

Miriam Corsini Ruzzi Emeief

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

75%

Português

55%

Matemática

-10pts

+2pts

2017

65%

Português

57%

Matemática

+10pts

+10pts

2019

75%

Português

67%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Piedade

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+2pts
+10pts

55%

Aprendizado adequado

2015

15%

(3 alunos)

Avançado

40%

(8 alunos)

Proficiente

20%

(4 alunos)

Básico

25%

(5 alunos)

Insuficiente

57%

Aprendizado adequado

2017

13%

(4 alunos)

Avançado

43%

(12 alunos)

Proficiente

43%

(12 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

67%

Aprendizado adequado

2019

29%

(7 alunos)

Avançado

38%

(9 alunos)

Proficiente

21%

(5 alunos)

Básico

13%

(3 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.