São Paulo Pompéia

Carmelino Jose Dalsenter Prof Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

79%

Português

87%

Matemática

-6pts

-12pts

2017

73%

Português

75%

Matemática

+4pts

+12pts

2019

77%

Português

87%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Pompéia

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-12pts
+12pts

87%

Aprendizado adequado

2015

36%

(32 alunos)

Avançado

51%

(46 alunos)

Proficiente

13%

(11 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

75%

Aprendizado adequado

2017

30%

(31 alunos)

Avançado

45%

(46 alunos)

Proficiente

19%

(20 alunos)

Básico

6%

(6 alunos)

Insuficiente

87%

Aprendizado adequado

2019

44%

(33 alunos)

Avançado

43%

(33 alunos)

Proficiente

7%

(5 alunos)

Básico

6%

(4 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.