São Paulo Cotia

Isabel Ribeiro Leal Leite Escola Municipal

Escola Municipal
NSE Médio-baixo
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

55%

Português

51%

Matemática

-4pts

-9pts

2017

51%

Português

42%

Matemática

-18pts

-15pts

2019

33%

Português

27%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Cotia

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-10pts
-15pts

51%

Aprendizado adequado

2015

14%

(11 alunos)

Avançado

37%

(29 alunos)

Proficiente

37%

(29 alunos)

Básico

11%

(9 alunos)

Insuficiente

42%

Aprendizado adequado

2017

8%

(5 alunos)

Avançado

34%

(23 alunos)

Proficiente

34%

(24 alunos)

Básico

24%

(17 alunos)

Insuficiente

27%

Aprendizado adequado

2019

5%

(3 alunos)

Avançado

22%

(14 alunos)

Proficiente

50%

(32 alunos)

Básico

23%

(15 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.