São Paulo Guarani d'Oeste

Alzira Do Carmo Dias Moreira Profa Emef

Escola Municipal
NSE Médio-alto
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

71%

Português

71%

Matemática

+6pts

+16pts

2017

77%

Português

87%

Matemática

+2pts

+8pts

2019

79%

Português

95%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+16pts
+8pts

71%

Aprendizado adequado

2015

24%

(5 alunos)

Avançado

47%

(10 alunos)

Proficiente

29%

(6 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

87%

Aprendizado adequado

2017

40%

(13 alunos)

Avançado

46%

(15 alunos)

Proficiente

10%

(3 alunos)

Básico

3%

(1 alunos)

Insuficiente

95%

Aprendizado adequado

2019

74%

(16 alunos)

Avançado

21%

(5 alunos)

Proficiente

5%

(1 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.