São Paulo Franco da Rocha

Pedro Lelis De Souza Prefeito

Escola Estadual
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

19%

Português

3%

Matemática

+3pts

+3pts

2017

22%

Português

6%

Matemática

-1pts

-1pts

2019

21%

Português

5%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+3pts
-1pts

3%

Aprendizado adequado

2015

0%

(sem dados)

Avançado

3%

(4 alunos)

Proficiente

54%

(83 alunos)

Básico

43%

(67 alunos)

Insuficiente

6%

Aprendizado adequado

2017

2%

(1 alunos)

Avançado

5%

(3 alunos)

Proficiente

36%

(27 alunos)

Básico

57%

(43 alunos)

Insuficiente

5%

Aprendizado adequado

2019

0%

(sem dados)

Avançado

5%

(5 alunos)

Proficiente

52%

(52 alunos)

Básico

42%

(42 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.