São Paulo Presidente Prudente

Catarina Martins Artero Professora Escola Municipal

Escola Municipal
NSE Médio-baixo
Publicidade
Carregando anúncio...

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

82%

Português

89%

Matemática

-7pts

-18pts

2017

75%

Português

71%

Matemática

+12pts

+19pts

2019

87%

Português

90%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-18pts
+19pts

89%

Aprendizado adequado

2015

43%

(12 alunos)

Avançado

46%

(13 alunos)

Proficiente

11%

(3 alunos)

Básico

0%

(sem dados)

Insuficiente

71%

Aprendizado adequado

2017

32%

(17 alunos)

Avançado

39%

(21 alunos)

Proficiente

19%

(10 alunos)

Básico

10%

(6 alunos)

Insuficiente

90%

Aprendizado adequado

2019

48%

(17 alunos)

Avançado

42%

(15 alunos)

Proficiente

6%

(2 alunos)

Básico

3%

(1 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.