São Paulo Embu-Guaçu

Escola Municipal Maria Ignez Concelles Irma Ines

Escola Municipal
NSE Médio-baixo
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

48%

Português

43%

Matemática

+2pts

+17pts

2017

50%

Português

60%

Matemática

-1pts

-22pts

2019

49%

Português

38%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+17pts
-22pts

43%

Aprendizado adequado

2015

14%

(3 alunos)

Avançado

29%

(7 alunos)

Proficiente

38%

(9 alunos)

Básico

19%

(5 alunos)

Insuficiente

60%

Aprendizado adequado

2017

25%

(5 alunos)

Avançado

35%

(7 alunos)

Proficiente

20%

(4 alunos)

Básico

20%

(4 alunos)

Insuficiente

38%

Aprendizado adequado

2019

2%

(1 alunos)

Avançado

36%

(18 alunos)

Proficiente

46%

(23 alunos)

Básico

16%

(8 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.