São Paulo São Bernardo do Campo

Maria Regina Demarchi Fanani

NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

67%

Português

39%

Matemática

+6pts

+7pts

2017

73%

Português

46%

Matemática

-1pts

+13pts

2019

72%

Português

59%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

+6pts
+13pts

39%

Aprendizado adequado

2015

12%

(17 alunos)

Avançado

28%

(41 alunos)

Proficiente

52%

(76 alunos)

Básico

9%

(13 alunos)

Insuficiente

46%

Aprendizado adequado

2017

8%

(8 alunos)

Avançado

38%

(41 alunos)

Proficiente

47%

(50 alunos)

Básico

8%

(8 alunos)

Insuficiente

59%

Aprendizado adequado

2019

18%

(26 alunos)

Avançado

41%

(62 alunos)

Proficiente

37%

(55 alunos)

Básico

4%

(6 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.