São Paulo Arujá

Maria Isabel Neves Bastos Profa

Escola Estadual
NSE Médio-alto
Publicidade

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com aprendizado adequado.

2015

42%

Português

29%

Matemática

+10pts

-1pts

2017

52%

Português

28%

Matemática

+9pts

+12pts

2019

61%

Português

40%

Matemática

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Evolução do aprendizado

Podemos verificar a evolução durante os anos de 2017, 2019 e 2021 de alguns entes federativos:

São Paulo

sudeste

Arujá

são paulo

Distribuição dos alunos por proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

-1pts
+12pts

29%

Aprendizado adequado

2015

4%

(3 alunos)

Avançado

25%

(20 alunos)

Proficiente

50%

(40 alunos)

Básico

21%

(17 alunos)

Insuficiente

28%

Aprendizado adequado

2017

3%

(2 alunos)

Avançado

25%

(18 alunos)

Proficiente

51%

(38 alunos)

Básico

22%

(16 alunos)

Insuficiente

40%

Aprendizado adequado

2019

8%

(6 alunos)

Avançado

32%

(22 alunos)

Proficiente

48%

(34 alunos)

Básico

12%

(9 alunos)

Insuficiente

Legenda

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.