Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 10,1 |
Média de meses | 2,0 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,5 |
Média de meses | 5,0 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,6 |
Média de meses | 4,0 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 35,1 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 41,7 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 1,7 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,0 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 3,6 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,6 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,4 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 4,7 |
Merenda (Média de horas) | 3,5 |
Manutenção (Média de horas) | 3,7 |
Segurança (Média de horas) | 3,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 8,0 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
18%
82%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
18%
73%
9%
Atender as demandas administrativas da escola.
9%
82%
9%
Garantir a manutenção da escola.
27%
64%
9%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
9%
82%
9%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
9%
91%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
18%
82%
Administrar conflitos.
91%
9%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
9%
91%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
9%
91%
Realizar a autoavaliação institucional.
18%
82%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
55%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
82%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
91%
Ensino Médio.
45%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 11
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
55%
45%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
9%
27%
64%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
9%
55%
36%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
9%
36%
55%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
60%
40%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
36%
45%
18%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
27%
73%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
18%
82%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
18%
82%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
27%
73%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
9%
91%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
9%
91%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
9%
18%
73%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
55%
45%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
73%
18%
9%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
82%
18%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
82%
18%
Houve tráfico de drogas na escola.
91%
9%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
73%
27%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
91%
9%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
91%
9%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
19 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 9
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
56%
Banheiro infantil
33%
Área sombreada
56%
Área coberta
33%
Vegetação e jardim
22%
Horta
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
20 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
11%
Cimento áspero
22%
Areia
33%
Grama
33%
Terra
89%
Cerâmica
33%
Pedras
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Tanque de areia
22%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
11%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
11%
Brinquedo para escalar
11%
Banco
11%
Outros
67%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
30%
30%
40%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
30%
30%
40%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
9%
82%
9%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
18%
55%
27%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
18%
45%
36%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
9%
27%
64%
23 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
67%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
50%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
24 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
83%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
83%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
26 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 1,8 |
28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 2,7 |
30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
32 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
55%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
91%
Empresas que apoiam a escola.
18%
Organizações sem fins lucrativos.
9%
Repasses da rede de ensino.
45%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
9%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
45%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
82%
36 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
37 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
80%
20%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
30%
50%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
22%
78%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
46 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não se aplica
27%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
36%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
18%
Manter as turmas existentes do ano anterior
9%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
27%
49 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 11
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
18%
Tempo de serviço.
18%
Cursos de formação continuada realizados.
73%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
64%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
45%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
55%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
55%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
91%
50 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 11
Comparar
Ministério Público
18%
Conselho Tutelar
55%
Secretaria de Saúde
45%
Secretaria de Educação
73%
Secretaria de Assistência Social
36%
Secretaria de Segurança Pública
18%
Organizações não governamentais/instituições privadas
9%
51 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
18%
82%
Ir à residência do(a) estudante
27%
73%
Informar ao Conselho Tutelar
45%
9%
45%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
52 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
9%
36%
55%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
36%
64%
Revisão dos procedimentos de avaliação
9%
27%
64%
Revisão das práticas pedagógicas
9%
36%
55%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
53 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Violência
45%
Bullying
27%
Machismo
0%
Homofobia
0%
Sexualidade
36%
Uso de drogas
55%
Direitos dos idosos
9%
Educação ambiental
73%
Ciência e tecnologia
9%
Diversidade religiosa
27%
Desigualdades sociais
27%
Nutrição e alimentação
9%
Educação para o trânsito
27%
Relações étnico-raciais/racismo
36%
Direitos da criança e do adolescente
27%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
18%
Educação financeira e consumo sustentável
0%
54 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
91%
Avaliação da aprendizagem.
100%
Avaliação em larga escala.
40%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
90%
Gestão da sala de aula.
80%
Educação inclusiva.
55%
Novas tecnologias.
10%
Gestão e administração escolar.
82%
Professor(a) de Braille
22%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
44%
Professor(a) bilíngue para surdos
22%
Professor(a) de Libras
33%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
22%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
44%
Outros
22%
Educação Inclusiva
55 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
56 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
57 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 6
Comparar
Deficiência intelectual
83%
Deficiência física
50%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
83%
Deficiência auditiva
50%
Cegueira
67%
Baixa visão
100%
Deficiência múltipla
67%
Altas habilidades/superdotação
83%
Surdo-cegueira
33%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
58 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 11
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
9%
27%
64%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
9%
9%
27%
55%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento