Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 11,0 |
Média de meses | 6,1 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,1 |
Média de meses | 4,1 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,7 |
Média de meses | 4,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 42,3 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 42,0 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,9 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,9 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 6,4 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 8,4 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 6,1 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,5 |
Merenda (Média de horas) | 4,9 |
Manutenção (Média de horas) | 4,1 |
Segurança (Média de horas) | 3,4 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 14
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
7%
64%
29%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
21%
64%
14%
Atender as demandas administrativas da escola.
8%
77%
15%
Garantir a manutenção da escola.
7%
21%
57%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
7%
71%
21%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
21%
43%
36%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
7%
79%
14%
Administrar conflitos.
7%
64%
29%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
14%
64%
21%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
21%
57%
21%
Realizar a autoavaliação institucional.
7%
14%
57%
21%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
7%
71%
21%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
23%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
36%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
62%
Ensino Médio.
85%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 15
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
33%
47%
20%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
7%
27%
53%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
13%
33%
47%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
13%
20%
60%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
67%
33%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
20%
80%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
33%
67%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
27%
73%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
60%
40%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
33%
67%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
7%
87%
7%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
7%
73%
20%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
40%
53%
7%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
20%
80%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
47%
47%
7%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
60%
33%
7%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
60%
40%
12 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 6
Comparar
Falta de água
50%
Falta de energia
67%
Falta de merenda
17%
Greve de professores
33%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
17%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
50%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
17%
Outros
33%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
13 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 7,8 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
14 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
80%
20%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
87%
13%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
80%
20%
Houve tráfico de drogas na escola.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
80%
13%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
80%
20%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
15 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 5
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
40%
Área sombreada
80%
Área coberta
80%
Vegetação e jardim
60%
Horta
60%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
16 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 5
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
40%
Cimento áspero
60%
Areia
20%
Grama
60%
Terra
80%
Cerâmica
20%
Pedras
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
17 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 5
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
20%
Escorregador
20%
Casinha
20%
Balanço
20%
Brinquedo para escalar
20%
Banco
40%
Outros
60%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
21%
14%
64%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
33%
33%
33%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
47%
27%
27%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
13%
27%
53%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
27%
53%
13%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
7%
20%
47%
27%
Gestão e Participação
19 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
20 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
55%
27%
18%
Questões administrativas e institucionais
18%
64%
18%
Questões financeiras
82%
18%
Questões de relacionamento com a comunidade
45%
36%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,2 |
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
31 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
32 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
87%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
60%
Empresas que apoiam a escola.
13%
Organizações sem fins lucrativos.
40%
Repasses da rede de ensino.
87%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
13%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
53%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
93%
36 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
79%
21%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
43%
7%
14%
36%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
21%
7%
71%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
45 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
46 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 15
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
93%
7%
Os pais ?
80%
20%
Os(As) estudantes ?
93%
7%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
52 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
20%
Prova de seleção
0%
Ordem de chegada
0%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
0%
Outros
80%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
53 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não se aplica
33%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
47%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
13%
Manter as turmas existentes do ano anterior
20%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
7%
Outro
27%
54 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 15
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
13%
Tempo de serviço.
33%
Cursos de formação continuada realizados.
33%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
27%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
47%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
27%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
47%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
64%
55 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 15
Comparar
Ministério Público
47%
Conselho Tutelar
87%
Secretaria de Saúde
47%
Secretaria de Educação
80%
Secretaria de Assistência Social
47%
Secretaria de Segurança Pública
53%
Organizações não governamentais/instituições privadas
33%
56 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
13%
53%
33%
Ir à residência do(a) estudante
13%
13%
27%
40%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
7%
7%
20%
67%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
57 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
7%
13%
53%
7%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
7%
7%
80%
7%
Revisão dos procedimentos de avaliação
20%
73%
7%
Revisão das práticas pedagógicas
7%
87%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
58 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Violência
67%
Bullying
80%
Machismo
7%
Homofobia
40%
Sexualidade
47%
Uso de drogas
53%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
67%
Ciência e tecnologia
53%
Diversidade religiosa
40%
Desigualdades sociais
67%
Nutrição e alimentação
33%
Educação para o trânsito
33%
Relações étnico-raciais/racismo
80%
Direitos da criança e do adolescente
47%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
40%
Educação financeira e consumo sustentável
27%
59 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
71%
Avaliação da aprendizagem.
93%
Avaliação em larga escala.
62%
Metodologias de ensino.
87%
Conhecimento do currículo.
64%
Gestão da sala de aula.
54%
Educação inclusiva.
86%
Novas tecnologias.
64%
Gestão e administração escolar.
46%
Educação Inclusiva
60 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 7
Comparar
Professor(a) de Braille
29%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
57%
Professor(a) bilíngue para surdos
43%
Professor(a) de Libras
57%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
57%
Professor(a) itinerante
14%
Monitor(a) de apoio
14%
Outros
43%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
62 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 5
Comparar
Deficiência intelectual
60%
Deficiência física
20%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
40%
Deficiência auditiva
100%
Cegueira
60%
Baixa visão
40%
Deficiência múltipla
20%
Altas habilidades/superdotação
20%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
64 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 15
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
20%
67%
13%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
13%
73%
13%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento