Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,1 |
Média de meses | 0,5 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,5 |
Média de meses | 6,4 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,2 |
Média de meses | 6,4 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,7 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 35,1 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 32,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 1,8 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 2,5 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 3,5 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 2,6 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,5 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 2,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,5 |
Merenda (Média de horas) | 1,9 |
Manutenção (Média de horas) | 2,3 |
Segurança (Média de horas) | 1,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 15
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
87%
13%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
7%
80%
13%
Atender as demandas administrativas da escola.
80%
20%
Garantir a manutenção da escola.
73%
27%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
20%
60%
20%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
20%
67%
13%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
40%
40%
20%
Administrar conflitos.
7%
73%
20%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
7%
80%
13%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
80%
20%
Realizar a autoavaliação institucional.
27%
60%
13%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
20%
73%
7%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
73%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
93%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
Ensino Médio.
0%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 15
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
7%
53%
40%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
13%
27%
47%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
7%
47%
40%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
13%
53%
27%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
60%
40%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
13%
47%
40%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
7%
93%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
93%
7%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
13%
73%
7%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
7%
87%
7%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
7%
64%
29%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
13%
67%
20%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
40%
53%
7%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
47%
53%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
87%
13%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
87%
13%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
93%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
93%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
80%
20%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
93%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
19 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 14
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
64%
Banheiro infantil
14%
Área sombreada
29%
Área coberta
71%
Vegetação e jardim
43%
Horta
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
20 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
43%
Cimento áspero
0%
Areia
0%
Grama
0%
Terra
57%
Cerâmica
7%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
29%
Outros
43%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
38%
31%
31%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
62%
15%
23%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
43%
29%
29%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
7%
40%
53%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
14%
50%
36%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
7%
86%
7%
23 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 11
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
73%
Doações e campanhas de arrecadação
9%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
24 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 11
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 11
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
26 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
27 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 3,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 10
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
60%
40%
Questões administrativas e institucionais
40%
10%
50%
Questões financeiras
20%
30%
50%
Questões de relacionamento com a comunidade
70%
30%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
36 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
37 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
38 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
39 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
40 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
41 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
71%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
100%
Empresas que apoiam a escola.
7%
Organizações sem fins lucrativos.
13%
Repasses da rede de ensino.
33%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
13%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
73%
42 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 15
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
33%
53%
13%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
13%
27%
7%
53%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
7%
93%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
49 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
52 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
53 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 9
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
89%
11%
Os(As) estudantes ?
78%
22%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
55 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
56 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
57 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
58 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
7%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
40%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
13%
Manter as turmas existentes do ano anterior
13%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
13%
Outro
33%
60 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 15
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
53%
Tempo de serviço.
40%
Cursos de formação continuada realizados.
60%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
53%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
67%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
27%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
60%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
27%
Atribuição pela gestão da escola.
53%
61 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 15
Comparar
Ministério Público
40%
Conselho Tutelar
60%
Secretaria de Saúde
67%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
60%
Secretaria de Segurança Pública
20%
Organizações não governamentais/instituições privadas
13%
62 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
13%
87%
Ir à residência do(a) estudante
13%
33%
47%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
33%
7%
33%
27%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
63 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
40%
7%
13%
33%
7%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
7%
27%
60%
7%
Revisão dos procedimentos de avaliação
33%
60%
7%
Revisão das práticas pedagógicas
33%
53%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
64 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Violência
67%
Bullying
80%
Machismo
7%
Homofobia
27%
Sexualidade
40%
Uso de drogas
73%
Direitos dos idosos
7%
Educação ambiental
67%
Ciência e tecnologia
13%
Diversidade religiosa
27%
Desigualdades sociais
40%
Nutrição e alimentação
60%
Educação para o trânsito
13%
Relações étnico-raciais/racismo
33%
Direitos da criança e do adolescente
40%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
0%
Educação financeira e consumo sustentável
7%
65 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
53%
Avaliação da aprendizagem.
64%
Avaliação em larga escala.
23%
Metodologias de ensino.
64%
Conhecimento do currículo.
64%
Gestão da sala de aula.
64%
Educação inclusiva.
60%
Novas tecnologias.
53%
Gestão e administração escolar.
43%
Professor(a) de Braille
25%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
75%
Professor(a) bilíngue para surdos
33%
Professor(a) de Libras
42%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
33%
Professor(a) itinerante
25%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
17%
Educação Inclusiva
66 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
67 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
68 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 15
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
20%
67%
13%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
20%
67%
13%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento