Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 235Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 9,1 |
Média de meses | 2,7 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 224Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,3 |
Média de meses | 3,9 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 218Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,4 |
Média de meses | 4,2 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 229Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,7 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 230Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 41,0 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 231Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 38,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 231Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,7 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,4 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,1 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,9 |
Merenda (Média de horas) | 3,6 |
Manutenção (Média de horas) | 4,3 |
Segurança (Média de horas) | 3,5 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,3 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 246
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
1%
70%
29%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
3%
3%
69%
28%
Atender as demandas administrativas da escola.
1%
68%
31%
Garantir a manutenção da escola.
1%
9%
72%
18%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
4%
4%
73%
22%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
5%
5%
70%
25%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
6%
6%
70%
24%
Administrar conflitos.
5%
5%
66%
29%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
4%
4%
73%
23%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
2%
72%
26%
Realizar a autoavaliação institucional.
6%
6%
72%
22%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
2%
71%
27%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 206
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
1%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
23%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
76%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
63%
Ensino Médio.
36%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 249
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
25%
49%
25%
1%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
5%
5%
42%
42%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
18%
37%
38%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
15%
43%
33%
10%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
12%
51%
35%
3%
3%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
4%
4%
24%
62%
10%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
2%
19%
70%
9%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
19%
67%
12%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
10%
48%
37%
5%
5%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
18%
74%
6%
6%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
1%
3%
3%
61%
35%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
6%
6%
68%
26%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
4%
4%
31%
57%
8%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
1%
25%
70%
5%
5%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 33
Comparar
Falta de água
27%
Falta de energia
39%
Falta de merenda
18%
Greve de professores
21%
Vandalismo nas instalações
3%
Problemas de infraestrutura da escola
48%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
39%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
6%
Outros
39%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 33Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 10,3 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 248
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
79%
19%
2%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
71%
26%
3%
3%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
80%
18%
2%
Houve tráfico de drogas na escola.
68%
27%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
78%
21%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
68%
27%
6%
6%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
77%
22%
1%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
88%
12%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
21 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 185
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
97%
Banheiro infantil
64%
Área sombreada
62%
Área coberta
78%
Vegetação e jardim
49%
Horta
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
22 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 185
Comparar
Piso emborrachado
3%
Cimento liso
40%
Cimento áspero
57%
Areia
30%
Grama
40%
Terra
43%
Cerâmica
17%
Pedras
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 185
Comparar
Tanque de areia
3%
Gira-gira
3%
Túnel lúdico
1%
Gangorra
4%
Escorregador
16%
Casinha
6%
Balanço
15%
Brinquedo para escalar
4%
Banco
26%
Outros
26%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
24 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 216
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
19%
46%
33%
2%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
21%
45%
33%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
18%
38%
40%
4%
4%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
5%
5%
21%
65%
9%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
6%
6%
11%
68%
15%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
6%
6%
14%
58%
22%
25 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 50
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
90%
Doações e campanhas de arrecadação
18%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 50
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
98%
Doações e campanhas de arrecadação
4%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
27 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 50
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
96%
Doações e campanhas de arrecadação
4%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
28 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
29 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 163Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 4,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 166Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 3,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 120Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 162Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 167Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 128Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 169
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
3%
3%
39%
34%
24%
Questões administrativas e institucionais
4%
4%
30%
40%
26%
Questões financeiras
3%
3%
18%
43%
36%
Questões de relacionamento com a comunidade
8%
39%
35%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 191Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 2,9 |
38 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
39 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,3 |
40 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
42 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
43 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
44 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 248
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
69%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
47%
Empresas que apoiam a escola.
10%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
86%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
1%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
11%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
46%
46 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 246
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
78%
5%
5%
2%
15%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
27%
10%
3%
3%
59%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
1%
2%
6%
6%
91%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
49 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
56 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
57 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
58 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 246
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
78%
18%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
65%
25%
9%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
59 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 82
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
4%
Prova de seleção
0%
Ordem de chegada
56%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
6%
Outros
65%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
64 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 250
Comparar
Não se aplica
8%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
66%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
21%
Manter as turmas existentes do ano anterior
46%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
8%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
7%
Outro
22%
65 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 247
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
24%
Tempo de serviço.
30%
Cursos de formação continuada realizados.
46%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
47%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
62%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
50%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
52%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
60%
66 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 250
Comparar
Ministério Público
58%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
54%
Secretaria de Educação
92%
Secretaria de Assistência Social
27%
Secretaria de Segurança Pública
65%
Organizações não governamentais/instituições privadas
32%
67 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 250
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
13%
51%
35%
Ir à residência do(a) estudante
30%
4%
4%
32%
30%
4%
4%
Informar ao Conselho Tutelar
8%
3%
3%
27%
49%
14%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
68 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 249
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
14%
2%
17%
54%
13%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
2%
2%
12%
68%
16%
Revisão dos procedimentos de avaliação
2%
10%
70%
19%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
6%
6%
74%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
69 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 250
Comparar
Violência
80%
Bullying
76%
Machismo
12%
Homofobia
28%
Sexualidade
46%
Uso de drogas
66%
Direitos dos idosos
17%
Educação ambiental
82%
Ciência e tecnologia
21%
Diversidade religiosa
26%
Desigualdades sociais
37%
Nutrição e alimentação
38%
Educação para o trânsito
35%
Relações étnico-raciais/racismo
57%
Direitos da criança e do adolescente
67%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
35%
Educação financeira e consumo sustentável
17%
70 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 245
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
74%
Avaliação da aprendizagem.
84%
Avaliação em larga escala.
62%
Metodologias de ensino.
73%
Conhecimento do currículo.
79%
Gestão da sala de aula.
57%
Educação inclusiva.
76%
Novas tecnologias.
47%
Gestão e administração escolar.
46%
Professor(a) de Braille
16%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
65%
Professor(a) bilíngue para surdos
18%
Professor(a) de Libras
29%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
48%
Professor(a) itinerante
41%
Monitor(a) de apoio
76%
Outros
22%
Educação Inclusiva
71 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
72 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
73 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 118
Comparar
Deficiência intelectual
77%
Deficiência física
27%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
91%
Surdez
33%
Deficiência auditiva
35%
Cegueira
20%
Baixa visão
31%
Deficiência múltipla
44%
Altas habilidades/superdotação
28%
Surdo-cegueira
13%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
74 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 250
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
1%
22%
57%
18%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
2%
2%
18%
60%
18%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento