Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,5 |
Média de meses | 4,8 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,8 |
Média de meses | 5,3 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,1 |
Média de meses | 3,3 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,0 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 40,0 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,1 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,0 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,0 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,3 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,3 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,9 |
Merenda (Média de horas) | 2,5 |
Manutenção (Média de horas) | 2,5 |
Segurança (Média de horas) | 3,3 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,8 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
100%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
100%
Atender as demandas administrativas da escola.
100%
Garantir a manutenção da escola.
18%
73%
9%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
27%
73%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
36%
64%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
91%
9%
Administrar conflitos.
82%
18%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
18%
82%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
100%
Realizar a autoavaliação institucional.
100%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
91%
9%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 8
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
78%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
60%
Ensino Médio.
30%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 11
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
9%
55%
36%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
9%
82%
9%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
9%
27%
64%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
18%
36%
45%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
80%
20%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
18%
64%
18%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
18%
55%
27%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
18%
45%
36%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
45%
45%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
18%
73%
9%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
64%
36%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
9%
91%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
9%
18%
73%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
55%
45%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
36%
55%
9%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
91%
9%
Houve tráfico de drogas na escola.
82%
18%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
64%
36%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
55%
45%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
55%
45%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
91%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 7
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
71%
Área sombreada
43%
Área coberta
86%
Vegetação e jardim
29%
Horta
29%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 7
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
14%
Cimento áspero
71%
Areia
0%
Grama
57%
Terra
86%
Cerâmica
0%
Pedras
29%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 7
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
43%
Gangorra
0%
Escorregador
43%
Casinha
14%
Balanço
29%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
0%
Outros
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
20%
20%
50%
10%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
9%
45%
45%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
55%
45%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
27%
64%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
36%
55%
9%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
9%
82%
9%
Gestão e Participação
20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
21 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 2,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 4,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 6
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
17%
33%
33%
17%
Questões administrativas e institucionais
17%
17%
67%
Questões financeiras
17%
50%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
33%
33%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,1 |
28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 2,8 |
30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
32 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
64%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
73%
Empresas que apoiam a escola.
9%
Organizações sem fins lucrativos.
9%
Repasses da rede de ensino.
82%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
27%
36 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
37 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
70%
10%
20%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
27%
27%
9%
36%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
30%
20%
50%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
46 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 11
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
55%
36%
9%
Os(As) estudantes ?
73%
18%
9%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
53 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
36%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
36%
Manter as turmas existentes do ano anterior
36%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
27%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
9%
Outro
36%
54 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 11
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
36%
Tempo de serviço.
27%
Cursos de formação continuada realizados.
36%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
30%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
64%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
36%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
45%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
70%
55 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 11
Comparar
Ministério Público
64%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
91%
Secretaria de Educação
82%
Secretaria de Assistência Social
73%
Secretaria de Segurança Pública
73%
Organizações não governamentais/instituições privadas
18%
56 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
73%
27%
Ir à residência do(a) estudante
9%
9%
64%
18%
Informar ao Conselho Tutelar
9%
82%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
57 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
10%
60%
10%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
27%
64%
9%
Revisão dos procedimentos de avaliação
9%
91%
Revisão das práticas pedagógicas
9%
82%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
58 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Violência
45%
Bullying
64%
Machismo
0%
Homofobia
0%
Sexualidade
27%
Uso de drogas
36%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
91%
Ciência e tecnologia
9%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
27%
Nutrição e alimentação
45%
Educação para o trânsito
27%
Relações étnico-raciais/racismo
55%
Direitos da criança e do adolescente
18%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
18%
Educação financeira e consumo sustentável
27%
59 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 11
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
91%
Avaliação da aprendizagem.
73%
Avaliação em larga escala.
27%
Metodologias de ensino.
90%
Conhecimento do currículo.
91%
Gestão da sala de aula.
55%
Educação inclusiva.
64%
Novas tecnologias.
27%
Gestão e administração escolar.
45%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
80%
Professor(a) bilíngue para surdos
20%
Professor(a) de Libras
20%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
80%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
40%
Outros
20%
Educação Inclusiva
60 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
62 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 5
Comparar
Deficiência intelectual
60%
Deficiência física
20%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
80%
Surdez
20%
Deficiência auditiva
0%
Cegueira
0%
Baixa visão
20%
Deficiência múltipla
0%
Altas habilidades/superdotação
60%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
63 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 11
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
73%
27%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
82%
18%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento