Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Maranhão

Anapurus

Anapurus

Nordeste

/ Maranhão

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Média de anos

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Média de anos 16,2

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 4,2
Média de meses 3,0

4 - Média de meses

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de meses 3,0

5 - Prestação de contas (Média de horas)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 2,4

6 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
60%
40%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
80%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
80%
20%
Garantir a manutenção da escola.
60%
40%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
20%
40%
40%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
60%
40%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
20%
60%
20%
Administrar conflitos.
60%
40%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
80%
20%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
60%
40%
Realizar a autoavaliação institucional.
20%
60%
20%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
20%
60%
20%

Condições de funcionamento da escola

7 - Ensino Médio.

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ensino Médio.
80%

8 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
67%
17%
17%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
83%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
33%
50%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
33%
17%
33%
17%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
50%
33%
17%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
83%
17%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
17%
67%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
83%
17%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
17%
67%
17%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
17%
67%
17%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
83%
17%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
17%
67%
17%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
33%
50%
17%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
50%
33%
17%

9 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

10 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

11 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
83%
17%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
83%
17%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
17%
50%
33%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
17%
50%
33%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
100%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
33%
67%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
83%
17%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
100%

Gestão e Participação

14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

16 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

17 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

18 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

19 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

20 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

21 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
83%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
50%
Empresas que apoiam a escola.
17%
Organizações sem fins lucrativos.
0%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
33%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%

22 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

23 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
83%
17%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
33%
33%
33%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
33%
67%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

24 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

25 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

26 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

27 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

28 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

29 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

30 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

31 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

32 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

33 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

34 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não se aplica
33%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
67%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
0%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
17%

35 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
33%
Tempo de serviço.
33%
Cursos de formação continuada realizados.
67%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
33%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
83%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
50%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
100%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
17%
Atribuição pela gestão da escola.
100%

36 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Ministério Público
33%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
67%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
100%
Secretaria de Segurança Pública
50%
Organizações não governamentais/instituições privadas
17%

37 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
33%
67%
Ir à residência do(a) estudante
17%
17%
50%
17%
Informar ao Conselho Tutelar
33%
67%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

38 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
33%
50%
17%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
17%
83%
Revisão dos procedimentos de avaliação
17%
67%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
17%
67%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

39 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Violência
50%
Bullying
67%
Machismo
0%
Homofobia
17%
Sexualidade
33%
Uso de drogas
50%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
67%
Ciência e tecnologia
17%
Diversidade religiosa
17%
Desigualdades sociais
17%
Nutrição e alimentação
33%
Educação para o trânsito
0%
Relações étnico-raciais/racismo
17%
Direitos da criança e do adolescente
17%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
17%
Educação financeira e consumo sustentável
17%

40 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
80%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
40%
Metodologias de ensino.
83%
Conhecimento do currículo.
83%
Gestão da sala de aula.
83%
Educação inclusiva.
40%
Novas tecnologias.
67%
Gestão e administração escolar.
67%
Professor(a) de Braille
33%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
83%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
67%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
17%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
17%

Educação Inclusiva

41 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

42 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

43 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
33%
67%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
17%
83%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento