Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,6 |
Média de meses | 3,2 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,8 |
Média de meses | 6,1 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,2 |
Média de meses | 6,4 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,5 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 48,8 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 47,3 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,3 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,4 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 7,3 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 6,6 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,2 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,3 |
Merenda (Média de horas) | 5,9 |
Manutenção (Média de horas) | 4,4 |
Segurança (Média de horas) | 5,3 |
Outras atividades (Média de horas) | 6,1 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 22
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
9%
50%
41%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
9%
55%
36%
Atender as demandas administrativas da escola.
5%
5%
55%
41%
Garantir a manutenção da escola.
5%
5%
73%
23%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
14%
59%
27%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
18%
64%
18%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
14%
64%
23%
Administrar conflitos.
9%
68%
23%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
5%
5%
73%
23%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
9%
73%
18%
Realizar a autoavaliação institucional.
9%
77%
14%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
9%
77%
14%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 17
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
6%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
41%
Ensino Médio.
100%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 22
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
32%
55%
14%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
18%
50%
18%
14%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
9%
23%
59%
9%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
14%
27%
50%
9%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
18%
55%
27%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
41%
59%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
45%
41%
14%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
5%
5%
27%
59%
9%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
55%
32%
14%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
36%
55%
9%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
73%
27%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
5%
5%
77%
18%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
14%
77%
5%
5%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
32%
64%
5%
5%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
23%
73%
5%
5%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
9%
32%
41%
18%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
95%
5%
5%
12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
82%
18%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
59%
36%
5%
5%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
77%
23%
Houve tráfico de drogas na escola.
64%
36%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
64%
36%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
45%
55%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
91%
9%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
9%
45%
45%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
14%
50%
32%
5%
5%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
14%
41%
41%
5%
5%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
36%
55%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
5%
5%
23%
68%
5%
5%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
5%
5%
14%
73%
9%
Gestão e Participação
14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
15 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 8,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
16 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 3,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
17 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 21
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
24%
48%
29%
Questões administrativas e institucionais
24%
43%
33%
Questões financeiras
5%
5%
29%
67%
Questões de relacionamento com a comunidade
38%
57%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,7 |
24 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
25 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
26 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
27 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
28 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
30 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
73%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
23%
Empresas que apoiam a escola.
14%
Organizações sem fins lucrativos.
32%
Repasses da rede de ensino.
82%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
14%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
18%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
31 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 22
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
55%
9%
36%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
18%
18%
14%
50%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
36%
59%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
32 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
40 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
42 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 22
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
95%
5%
5%
Os pais ?
73%
27%
Os(As) estudantes ?
86%
14%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 6
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
17%
Prova de seleção
50%
Ordem de chegada
50%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
0%
Outros
17%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
48 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Não se aplica
5%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
41%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
23%
Manter as turmas existentes do ano anterior
55%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
9%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
9%
Outro
27%
49 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 21
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
29%
Tempo de serviço.
43%
Cursos de formação continuada realizados.
64%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
38%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
48%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
48%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
57%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
38%
50 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 22
Comparar
Ministério Público
55%
Conselho Tutelar
68%
Secretaria de Saúde
45%
Secretaria de Educação
95%
Secretaria de Assistência Social
36%
Secretaria de Segurança Pública
45%
Organizações não governamentais/instituições privadas
50%
51 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
9%
59%
32%
Ir à residência do(a) estudante
18%
5%
5%
36%
32%
9%
Informar ao Conselho Tutelar
18%
5%
5%
41%
14%
23%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
52 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
18%
36%
32%
14%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
14%
59%
27%
Revisão dos procedimentos de avaliação
5%
5%
68%
27%
Revisão das práticas pedagógicas
14%
64%
23%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
53 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Violência
86%
Bullying
95%
Machismo
18%
Homofobia
73%
Sexualidade
68%
Uso de drogas
82%
Direitos dos idosos
23%
Educação ambiental
77%
Ciência e tecnologia
55%
Diversidade religiosa
32%
Desigualdades sociais
41%
Nutrição e alimentação
68%
Educação para o trânsito
41%
Relações étnico-raciais/racismo
27%
Direitos da criança e do adolescente
55%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
36%
Educação financeira e consumo sustentável
32%
54 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
73%
Avaliação da aprendizagem.
91%
Avaliação em larga escala.
50%
Metodologias de ensino.
86%
Conhecimento do currículo.
77%
Gestão da sala de aula.
73%
Educação inclusiva.
86%
Novas tecnologias.
86%
Gestão e administração escolar.
64%
Educação Inclusiva
55 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
56 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 12
Comparar
Professor(a) de Braille
8%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
58%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
42%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
58%
Professor(a) itinerante
17%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
50%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
57 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
58 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 22
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
27%
64%
9%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
5%
5%
23%
64%
9%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento