Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 228Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 11,4 |
Média de meses | 3,4 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 227Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,7 |
Média de meses | 5,3 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 228Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,4 |
Média de meses | 5,4 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 222Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,6 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 223Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 45,4 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 224Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 44,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 230Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,9 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 5,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,9 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,9 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,1 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,1 |
Merenda (Média de horas) | 2,8 |
Manutenção (Média de horas) | 3,5 |
Segurança (Média de horas) | 2,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,3 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 230
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
67%
32%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
2%
74%
23%
Atender as demandas administrativas da escola.
1%
70%
29%
Garantir a manutenção da escola.
7%
71%
22%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
17%
67%
16%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
10%
72%
18%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
3%
3%
70%
27%
Administrar conflitos.
7%
72%
21%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
10%
72%
18%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
6%
6%
74%
20%
Realizar a autoavaliação institucional.
7%
70%
22%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
3%
3%
74%
24%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 166
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
3%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
3%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
6%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
11%
Ensino Médio.
96%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 233
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
10%
50%
38%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
9%
58%
33%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
8%
43%
45%
3%
3%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
3%
3%
28%
55%
15%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
3%
3%
31%
61%
6%
6%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
2%
73%
24%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
10%
72%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
12%
70%
18%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
4%
4%
22%
58%
16%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
3%
3%
27%
61%
9%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
2%
60%
39%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
3%
3%
75%
22%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
4%
4%
36%
53%
6%
6%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
1%
33%
63%
3%
3%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
2%
17%
61%
19%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
3%
3%
16%
54%
28%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
82%
18%
14 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 42
Comparar
Falta de água
10%
Falta de energia
2%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
21%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
2%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
62%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
19%
Outros
21%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
15 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 42Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 8,8 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 232
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
95%
5%
5%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
74%
24%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
87%
13%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
72%
25%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
62%
36%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
63%
34%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
89%
10%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
92%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
17 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
18 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
19 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças? (Regra de Dependência: somente será preenchida caso Q034 ou Q035 seja igual a "A")
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
20 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 10
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
50%
Área sombreada
60%
Área coberta
90%
Vegetação e jardim
30%
Horta
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
21 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Piso emborrachado
20%
Cimento liso
30%
Cimento áspero
70%
Areia
60%
Grama
30%
Terra
70%
Cerâmica
30%
Pedras
50%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
20%
Casinha
0%
Balanço
30%
Brinquedo para escalar
20%
Banco
30%
Outros
60%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 227
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
7%
34%
50%
8%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
12%
37%
44%
7%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
7%
27%
51%
15%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
5%
5%
19%
65%
11%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
2%
11%
68%
19%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
1%
5%
5%
58%
36%
24 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
80%
Doações e campanhas de arrecadação
40%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
27 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
28 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 217Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 219Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 3,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 216Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 217Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 218Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 184Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 218
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
29%
46%
25%
Questões administrativas e institucionais
29%
50%
20%
Questões financeiras
2%
28%
52%
18%
Questões de relacionamento com a comunidade
6%
6%
45%
37%
12%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 223Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
37 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
38 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 63Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,1 |
39 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
40 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
41 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
42 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
43 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
44 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 233
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
97%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
34%
Empresas que apoiam a escola.
7%
Organizações sem fins lucrativos.
10%
Repasses da rede de ensino.
89%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
3%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
14%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
45 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 227
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
44%
2%
11%
43%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
16%
10%
15%
59%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
2%
58%
40%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
49 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
54 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
56 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 231
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
80%
19%
1%
Os(As) estudantes ?
89%
11%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
57 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
58 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
59 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 109
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
34%
Prova de seleção
2%
Ordem de chegada
16%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
3%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
47%
Outros
50%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
62 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 233
Comparar
Não se aplica
12%
Afinidade entre os(as) estudantes
5%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
21%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
9%
Manter as turmas existentes do ano anterior
25%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
7%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
53%
63 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 229
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
14%
Tempo de serviço.
21%
Cursos de formação continuada realizados.
48%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
25%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
67%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
39%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
39%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
77%
64 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 233
Comparar
Ministério Público
39%
Conselho Tutelar
81%
Secretaria de Saúde
74%
Secretaria de Educação
97%
Secretaria de Assistência Social
60%
Secretaria de Segurança Pública
40%
Organizações não governamentais/instituições privadas
48%
65 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 233
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
1%
9%
44%
45%
Ir à residência do(a) estudante
12%
3%
3%
20%
46%
18%
Informar ao Conselho Tutelar
13%
8%
18%
42%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
66 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 233
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
1%
1%
14%
50%
34%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
11%
55%
34%
Revisão dos procedimentos de avaliação
4%
4%
67%
28%
Revisão das práticas pedagógicas
4%
4%
64%
32%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
67 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 233
Comparar
Violência
75%
Bullying
82%
Machismo
40%
Homofobia
64%
Sexualidade
69%
Uso de drogas
71%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
85%
Ciência e tecnologia
63%
Diversidade religiosa
28%
Desigualdades sociais
53%
Nutrição e alimentação
48%
Educação para o trânsito
27%
Relações étnico-raciais/racismo
67%
Direitos da criança e do adolescente
40%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
79%
Educação financeira e consumo sustentável
52%
68 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 226
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
83%
Avaliação da aprendizagem.
90%
Avaliação em larga escala.
86%
Metodologias de ensino.
87%
Conhecimento do currículo.
78%
Gestão da sala de aula.
86%
Educação inclusiva.
51%
Novas tecnologias.
62%
Gestão e administração escolar.
42%
Educação Inclusiva
69 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
70 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 144
Comparar
Professor(a) de Braille
10%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
36%
Professor(a) bilíngue para surdos
9%
Professor(a) de Libras
22%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
35%
Professor(a) itinerante
17%
Monitor(a) de apoio
49%
Outros
34%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
71 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
72 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 66
Comparar
Deficiência intelectual
74%
Deficiência física
42%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
64%
Surdez
39%
Deficiência auditiva
44%
Cegueira
26%
Baixa visão
39%
Deficiência múltipla
29%
Altas habilidades/superdotação
15%
Surdo-cegueira
15%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
73 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 233
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
12%
52%
34%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
3%
3%
1%
8%
55%
33%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento