Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 9,7 |
Média de meses | 2,3 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,2 |
Média de meses | 3,3 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,1 |
Média de meses | 4,7 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 44,3 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 45,4 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 41,6 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 6,0 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,1 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,2 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 5,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,4 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,9 |
Merenda (Média de horas) | 4,1 |
Manutenção (Média de horas) | 4,0 |
Segurança (Média de horas) | 2,0 |
Outras atividades (Média de horas) | 6,0 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 10
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
70%
30%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
80%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
80%
20%
Garantir a manutenção da escola.
10%
70%
20%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
40%
50%
10%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
20%
70%
10%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
78%
22%
Administrar conflitos.
20%
70%
10%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
20%
70%
10%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
90%
10%
Realizar a autoavaliação institucional.
90%
10%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
80%
20%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
20%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
20%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
60%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
67%
Ensino Médio.
67%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 10
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
60%
40%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
20%
60%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
40%
60%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
50%
40%
10%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
70%
20%
10%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
10%
70%
20%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
20%
40%
40%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
10%
50%
40%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
30%
40%
30%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
50%
50%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
90%
10%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
100%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
60%
40%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
10%
30%
60%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
30%
40%
30%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
20%
10%
30%
40%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
100%
12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
90%
10%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
60%
40%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
90%
10%
Houve tráfico de drogas na escola.
50%
50%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
50%
50%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
40%
60%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
70%
30%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
90%
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
10%
50%
40%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
10%
50%
40%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
30%
70%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
10%
90%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
20%
80%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
90%
10%
Gestão e Participação
14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
15 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
16 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 2,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
17 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 9
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
44%
56%
Questões administrativas e institucionais
33%
33%
33%
Questões financeiras
11%
56%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
78%
22%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 2,8 |
24 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
25 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
26 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
27 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
28 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
30 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
60%
Empresas que apoiam a escola.
10%
Organizações sem fins lucrativos.
20%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
10%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
31 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
60%
40%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
10%
40%
50%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
40%
60%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
32 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
40 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
42 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 10
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
60%
40%
Os(As) estudantes ?
70%
20%
10%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não se aplica
30%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
50%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
20%
Manter as turmas existentes do ano anterior
0%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
10%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
10%
Outro
20%
48 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 10
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
30%
Tempo de serviço.
40%
Cursos de formação continuada realizados.
44%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
20%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
80%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
44%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
20%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
80%
49 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 10
Comparar
Ministério Público
10%
Conselho Tutelar
70%
Secretaria de Saúde
80%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
30%
Secretaria de Segurança Pública
30%
Organizações não governamentais/instituições privadas
40%
50 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
30%
60%
10%
Ir à residência do(a) estudante
30%
30%
40%
Informar ao Conselho Tutelar
30%
20%
10%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
51 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
10%
20%
40%
30%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
30%
60%
10%
Revisão dos procedimentos de avaliação
10%
10%
60%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
20%
60%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
52 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Violência
80%
Bullying
90%
Machismo
30%
Homofobia
60%
Sexualidade
70%
Uso de drogas
70%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
80%
Ciência e tecnologia
40%
Diversidade religiosa
20%
Desigualdades sociais
20%
Nutrição e alimentação
30%
Educação para o trânsito
10%
Relações étnico-raciais/racismo
60%
Direitos da criança e do adolescente
50%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
60%
Educação financeira e consumo sustentável
30%
53 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
80%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
80%
Metodologias de ensino.
70%
Conhecimento do currículo.
70%
Gestão da sala de aula.
80%
Educação inclusiva.
10%
Novas tecnologias.
20%
Gestão e administração escolar.
10%
Educação Inclusiva
54 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 7
Comparar
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
29%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
14%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
29%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
43%
Outros
43%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
56 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
57 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 10
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
10%
60%
30%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
10%
50%
40%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento