Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 87Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,5 |
Média de meses | 3,7 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 76Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,0 |
Média de meses | 6,8 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 70Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,2 |
Média de meses | 7,1 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 72Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 42,2 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 76Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 43,5 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 83Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 39,4 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,5 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,1 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,4 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 7,0 |
Merenda (Média de horas) | 3,8 |
Manutenção (Média de horas) | 3,9 |
Segurança (Média de horas) | 2,8 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 87
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
1%
64%
34%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
2%
74%
24%
Atender as demandas administrativas da escola.
1%
66%
33%
Garantir a manutenção da escola.
1%
9%
67%
22%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
1%
4%
4%
69%
26%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
10%
61%
29%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
6%
6%
61%
33%
Administrar conflitos.
1%
70%
29%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
5%
5%
72%
23%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
3%
3%
71%
26%
Realizar a autoavaliação institucional.
2%
69%
29%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
5%
5%
59%
37%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 76
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
11%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
46%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
69%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
58%
Ensino Médio.
35%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 90
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
18%
60%
20%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
3%
3%
24%
56%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
26%
36%
33%
6%
6%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
26%
49%
20%
6%
6%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
14%
48%
38%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
1%
17%
72%
10%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
26%
66%
7%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
21%
76%
3%
3%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
50%
38%
6%
6%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
26%
69%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
3%
3%
75%
21%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
2%
76%
22%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
3%
3%
28%
54%
15%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
36%
57%
6%
6%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 28
Comparar
Falta de água
21%
Falta de energia
4%
Falta de merenda
4%
Greve de professores
14%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
39%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
75%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
93%
Outros
11%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 28Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 8,5 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
88%
12%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
71%
28%
1%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
85%
13%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
70%
26%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
76%
24%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
57%
40%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
85%
13%
1%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
93%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 57
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
86%
Banheiro infantil
60%
Área sombreada
35%
Área coberta
75%
Vegetação e jardim
33%
Horta
16%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 57
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
44%
Cimento áspero
46%
Areia
18%
Grama
4%
Terra
33%
Cerâmica
12%
Pedras
19%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 57
Comparar
Tanque de areia
2%
Gira-gira
2%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
4%
Escorregador
4%
Casinha
2%
Balanço
4%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
19%
Outros
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 79
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
30%
42%
27%
1%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
33%
36%
31%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
20%
35%
41%
5%
5%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
11%
21%
64%
3%
3%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
2%
12%
76%
10%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
1%
16%
69%
14%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 37
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
54%
Doações e campanhas de arrecadação
51%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 37
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
95%
Doações e campanhas de arrecadação
16%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 37
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
97%
Doações e campanhas de arrecadação
11%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 70Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 70Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 85
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
25%
51%
25%
Questões administrativas e institucionais
27%
49%
24%
Questões financeiras
1%
14%
52%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
2%
28%
46%
24%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 86Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,5 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,4 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
89%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
42%
Empresas que apoiam a escola.
7%
Organizações sem fins lucrativos.
16%
Repasses da rede de ensino.
85%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
4%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
32%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 87
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
70%
5%
5%
7%
18%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
29%
10%
18%
43%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
18%
77%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 87
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
72%
24%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
71%
26%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 40
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
15%
Prova de seleção
0%
Ordem de chegada
85%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
3%
Outros
25%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 90
Comparar
Não se aplica
14%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
43%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
10%
Manter as turmas existentes do ano anterior
58%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
4%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
17%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 89
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
64%
Tempo de serviço.
28%
Cursos de formação continuada realizados.
53%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
43%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
56%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
32%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
40%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
2%
Atribuição pela gestão da escola.
64%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 90
Comparar
Ministério Público
14%
Conselho Tutelar
69%
Secretaria de Saúde
52%
Secretaria de Educação
93%
Secretaria de Assistência Social
19%
Secretaria de Segurança Pública
21%
Organizações não governamentais/instituições privadas
30%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
6%
6%
61%
32%
Ir à residência do(a) estudante
36%
7%
30%
19%
8%
Informar ao Conselho Tutelar
17%
4%
4%
25%
38%
16%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 89
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
21%
1%
19%
51%
8%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
2%
2%
9%
68%
19%
Revisão dos procedimentos de avaliação
7%
72%
21%
Revisão das práticas pedagógicas
6%
6%
67%
27%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 90
Comparar
Violência
67%
Bullying
72%
Machismo
11%
Homofobia
29%
Sexualidade
32%
Uso de drogas
49%
Direitos dos idosos
17%
Educação ambiental
72%
Ciência e tecnologia
48%
Diversidade religiosa
16%
Desigualdades sociais
27%
Nutrição e alimentação
49%
Educação para o trânsito
43%
Relações étnico-raciais/racismo
51%
Direitos da criança e do adolescente
38%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
22%
Educação financeira e consumo sustentável
32%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 88
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
68%
Avaliação da aprendizagem.
83%
Avaliação em larga escala.
61%
Metodologias de ensino.
64%
Conhecimento do currículo.
68%
Gestão da sala de aula.
55%
Educação inclusiva.
67%
Novas tecnologias.
45%
Gestão e administração escolar.
49%
Professor(a) de Braille
7%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
42%
Professor(a) bilíngue para surdos
6%
Professor(a) de Libras
13%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
32%
Professor(a) itinerante
38%
Monitor(a) de apoio
68%
Outros
20%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 36
Comparar
Deficiência intelectual
75%
Deficiência física
39%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
92%
Surdez
17%
Deficiência auditiva
25%
Cegueira
17%
Baixa visão
28%
Deficiência múltipla
39%
Altas habilidades/superdotação
22%
Surdo-cegueira
6%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 90
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
1%
17%
58%
23%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
4%
4%
11%
64%
20%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento