Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 11,5 |
Média de meses | 3,1 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 9,2 |
Média de meses | 6,1 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,8 |
Média de meses | 7,1 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 41,9 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 40,6 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 39,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,8 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,1 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 3,4 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,1 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,9 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 2,3 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 4,0 |
Merenda (Média de horas) | 3,9 |
Manutenção (Média de horas) | 2,8 |
Segurança (Média de horas) | 4,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 9,0 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 21
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
81%
19%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
10%
81%
10%
Atender as demandas administrativas da escola.
90%
10%
Garantir a manutenção da escola.
5%
5%
90%
5%
5%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
10%
71%
19%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
10%
71%
19%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
10%
86%
5%
5%
Administrar conflitos.
5%
5%
86%
10%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
5%
5%
76%
19%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
81%
19%
Realizar a autoavaliação institucional.
10%
76%
14%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
5%
5%
80%
15%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 20
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
40%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
86%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
95%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
26%
Ensino Médio.
5%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 21
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
33%
48%
19%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
14%
71%
14%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
33%
62%
5%
5%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
5%
5%
19%
71%
5%
5%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
10%
62%
29%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
10%
76%
14%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
10%
76%
14%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
10%
71%
19%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
10%
81%
10%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
14%
76%
10%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
76%
24%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
81%
19%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
10%
48%
43%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
14%
76%
10%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
90%
10%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
86%
10%
5%
5%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
90%
10%
Houve tráfico de drogas na escola.
95%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
76%
24%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
90%
10%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
71%
29%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
19 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
20 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
21 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 20
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
80%
Banheiro infantil
5%
Área sombreada
55%
Área coberta
60%
Vegetação e jardim
35%
Horta
15%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
22 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 20
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
30%
Cimento áspero
25%
Areia
40%
Grama
15%
Terra
50%
Cerâmica
35%
Pedras
15%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 20
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
20%
Casinha
25%
Balanço
20%
Brinquedo para escalar
5%
Banco
5%
Outros
15%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
24 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
36%
36%
29%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
28%
39%
28%
6%
6%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
20%
60%
15%
5%
5%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
33%
62%
5%
5%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
5%
5%
5%
5%
71%
19%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
14%
24%
43%
19%
25 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 18
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
78%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 18
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
27 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 18
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
28 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,2 |
30 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
32 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
33 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
33%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
14%
Repasses da rede de ensino.
24%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
14%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
24%
37 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
38 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 21
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
71%
29%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
48%
19%
5%
5%
29%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
10%
10%
81%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
47 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 21
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
90%
10%
Os(As) estudantes ?
67%
29%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
53 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
54 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 21
Comparar
Não se aplica
14%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
71%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
5%
Manter as turmas existentes do ano anterior
10%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
5%
Outro
19%
55 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 21
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
29%
Tempo de serviço.
0%
Cursos de formação continuada realizados.
48%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
33%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
75%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
29%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
62%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
5%
Atribuição pela gestão da escola.
86%
56 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 21
Comparar
Ministério Público
48%
Conselho Tutelar
90%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
95%
Secretaria de Segurança Pública
14%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%
57 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 19
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
5%
5%
74%
21%
Ir à residência do(a) estudante
11%
11%
47%
32%
Informar ao Conselho Tutelar
11%
21%
53%
16%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
58 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
5%
5%
33%
52%
10%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
5%
5%
19%
67%
10%
Revisão dos procedimentos de avaliação
5%
5%
81%
14%
Revisão das práticas pedagógicas
5%
5%
81%
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
59 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 21
Comparar
Violência
48%
Bullying
43%
Machismo
10%
Homofobia
19%
Sexualidade
14%
Uso de drogas
29%
Direitos dos idosos
10%
Educação ambiental
76%
Ciência e tecnologia
19%
Diversidade religiosa
19%
Desigualdades sociais
24%
Nutrição e alimentação
62%
Educação para o trânsito
90%
Relações étnico-raciais/racismo
43%
Direitos da criança e do adolescente
33%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
10%
Educação financeira e consumo sustentável
0%
60 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 20
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
60%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
42%
Metodologias de ensino.
65%
Conhecimento do currículo.
50%
Gestão da sala de aula.
63%
Educação inclusiva.
55%
Novas tecnologias.
42%
Gestão e administração escolar.
60%
Educação Inclusiva
61 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
62 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 14
Comparar
Deficiência intelectual
86%
Deficiência física
57%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
93%
Surdez
43%
Deficiência auditiva
50%
Cegueira
14%
Baixa visão
29%
Deficiência múltipla
29%
Altas habilidades/superdotação
14%
Surdo-cegueira
21%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
64 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 21
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
5%
5%
5%
5%
29%
62%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
10%
33%
52%
5%
5%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento