Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,3 |
Média de meses | 3,0 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,1 |
Média de meses | 8,0 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,0 |
Média de meses | 9,0 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 37,1 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 38,6 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 37,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 2,3 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 2,8 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,0 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,0 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,5 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 2,2 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 3,2 |
Merenda (Média de horas) | 1,2 |
Manutenção (Média de horas) | 1,5 |
Segurança (Média de horas) | 1,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 12,8 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 7
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
14%
86%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
14%
71%
14%
Atender as demandas administrativas da escola.
100%
Garantir a manutenção da escola.
14%
71%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
71%
29%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
57%
29%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
100%
Administrar conflitos.
86%
14%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
86%
14%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
71%
29%
Realizar a autoavaliação institucional.
86%
14%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 7
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
50%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
67%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
29%
Ensino Médio.
14%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 9
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
78%
22%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
11%
44%
44%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
33%
56%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
11%
11%
78%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
56%
44%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
78%
22%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
33%
67%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
11%
22%
44%
22%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
11%
11%
67%
11%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
11%
67%
22%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
100%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
11%
78%
11%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
67%
33%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
44%
56%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
78%
22%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
78%
22%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
89%
11%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
89%
11%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
78%
22%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
67%
33%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
89%
11%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 6
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
83%
Banheiro infantil
17%
Área sombreada
17%
Área coberta
67%
Vegetação e jardim
0%
Horta
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 6
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
50%
Cimento áspero
50%
Areia
0%
Grama
0%
Terra
17%
Cerâmica
17%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 6
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
17%
Outros
50%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 7
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
86%
14%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
57%
43%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
38%
38%
25%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
11%
33%
56%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
11%
11%
78%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
33%
67%
Gestão e Participação
20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
21 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
22 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
23 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
24 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
25 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
26 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
89%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
100%
Empresas que apoiam a escola.
11%
Organizações sem fins lucrativos.
11%
Repasses da rede de ensino.
44%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
11%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%
27 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
28 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
89%
11%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
44%
11%
44%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
100%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
29 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
30 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
31 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
32 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
37 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
38 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
39 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 9
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
100%
Os(As) estudantes ?
44%
44%
11%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
40 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
41 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
42 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
44 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 9
Comparar
Não se aplica
11%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
33%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
67%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
11%
Outro
0%
45 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 9
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
67%
Tempo de serviço.
25%
Cursos de formação continuada realizados.
38%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
75%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
44%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
50%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
38%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
13%
Atribuição pela gestão da escola.
38%
46 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 9
Comparar
Ministério Público
0%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
78%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
78%
Secretaria de Segurança Pública
0%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%
47 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
56%
44%
Ir à residência do(a) estudante
11%
11%
67%
11%
Informar ao Conselho Tutelar
11%
22%
67%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
48 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
22%
11%
44%
22%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
11%
56%
33%
Revisão dos procedimentos de avaliação
11%
89%
Revisão das práticas pedagógicas
89%
11%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
49 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 9
Comparar
Violência
44%
Bullying
44%
Machismo
11%
Homofobia
22%
Sexualidade
22%
Uso de drogas
33%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
44%
Ciência e tecnologia
11%
Diversidade religiosa
11%
Desigualdades sociais
33%
Nutrição e alimentação
0%
Educação para o trânsito
0%
Relações étnico-raciais/racismo
22%
Direitos da criança e do adolescente
56%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
0%
Educação financeira e consumo sustentável
0%
50 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 9
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
67%
Avaliação da aprendizagem.
78%
Avaliação em larga escala.
56%
Metodologias de ensino.
78%
Conhecimento do currículo.
78%
Gestão da sala de aula.
67%
Educação inclusiva.
67%
Novas tecnologias.
67%
Gestão e administração escolar.
67%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
20%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
0%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
20%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
80%
Outros
0%
Educação Inclusiva
51 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
52 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
53 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 6
Comparar
Deficiência intelectual
33%
Deficiência física
33%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
83%
Surdez
0%
Deficiência auditiva
0%
Cegueira
0%
Baixa visão
17%
Deficiência múltipla
17%
Altas habilidades/superdotação
0%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
54 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 9
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
22%
44%
33%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
22%
44%
33%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento