Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 196Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,6 |
Média de meses | 3,9 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 186Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,3 |
Média de meses | 5,6 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 181Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,8 |
Média de meses | 5,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 185Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,2 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 187Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 46,2 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 189Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 45,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 196Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,4 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,6 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,0 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,4 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,6 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,0 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,9 |
Merenda (Média de horas) | 3,5 |
Manutenção (Média de horas) | 3,8 |
Segurança (Média de horas) | 2,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,9 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 200
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
3%
3%
66%
32%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
9%
69%
22%
Atender as demandas administrativas da escola.
5%
5%
63%
33%
Garantir a manutenção da escola.
8%
64%
28%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
15%
63%
22%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
18%
61%
22%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
17%
63%
21%
Administrar conflitos.
8%
67%
25%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
14%
71%
16%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
14%
69%
17%
Realizar a autoavaliação institucional.
1%
14%
72%
14%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
12%
74%
14%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 148
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
1%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
4%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
9%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
32%
Ensino Médio.
96%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 202
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
32%
49%
19%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
6%
6%
34%
49%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
22%
48%
27%
2%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
10%
40%
43%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
12%
52%
34%
2%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
5%
5%
23%
64%
7%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
21%
73%
5%
5%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
25%
69%
5%
5%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
15%
43%
39%
3%
3%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
27%
67%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
2%
71%
26%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
7%
73%
19%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
7%
45%
42%
6%
6%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
3%
3%
45%
51%
1%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
2%
20%
63%
15%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
6%
6%
34%
44%
16%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
74%
26%
14 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 53
Comparar
Falta de água
21%
Falta de energia
11%
Falta de merenda
8%
Greve de professores
40%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
11%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
64%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
8%
Outros
32%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
15 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 53Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 7,8 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 203
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
89%
10%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
73%
27%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
90%
9%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
74%
24%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
40%
56%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
52%
45%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
83%
17%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
95%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
17 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças? (Regra de Dependência: somente será preenchida caso Q034 ou Q035 seja igual a "A")
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
18 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 14
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
93%
Banheiro infantil
43%
Área sombreada
43%
Área coberta
57%
Vegetação e jardim
29%
Horta
36%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
19 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
43%
Cimento áspero
50%
Areia
43%
Grama
29%
Terra
57%
Cerâmica
29%
Pedras
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
20 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Tanque de areia
7%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
7%
Casinha
7%
Balanço
7%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
36%
Outros
36%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 200
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
24%
47%
27%
3%
3%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
29%
42%
27%
1%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
14%
35%
45%
8%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
8%
32%
54%
6%
6%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
8%
19%
62%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
18%
58%
20%
22 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
67%
Doações e campanhas de arrecadação
50%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
17%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
24 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
17%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
25 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
26 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 173Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 172Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 169Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 168Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 171Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 111Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 1,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 176
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
22%
40%
37%
Questões administrativas e institucionais
21%
50%
30%
Questões financeiras
1%
21%
46%
32%
Questões de relacionamento com a comunidade
3%
3%
44%
34%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 193Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,0 |
35 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
36 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 64Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 2,8 |
37 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
38 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
39 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
40 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
41 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
42 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 202
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
93%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
37%
Empresas que apoiam a escola.
13%
Organizações sem fins lucrativos.
11%
Repasses da rede de ensino.
75%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
2%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
20%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
43 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 200
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
80%
2%
4%
4%
15%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
22%
23%
12%
44%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
3%
3%
7%
24%
66%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
49 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
52 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
53 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 198
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
98%
1%
1%
Os pais ?
73%
24%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
83%
14%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
55 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
56 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
57 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
58 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 40
Comparar
Sorteio
10%
Local de moradia
10%
Prova de seleção
5%
Ordem de chegada
83%
Cor ou raça do(a) estudante
8%
Características socioeconômicas
8%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
15%
Outros
10%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
60 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 203
Comparar
Não se aplica
21%
Afinidade entre os(as) estudantes
13%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
37%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
7%
Manter as turmas existentes do ano anterior
28%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
8%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
4%
Outro
33%
61 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 199
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
37%
Tempo de serviço.
70%
Cursos de formação continuada realizados.
65%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
34%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
52%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
32%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
41%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
3%
Atribuição pela gestão da escola.
66%
62 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 203
Comparar
Ministério Público
32%
Conselho Tutelar
73%
Secretaria de Saúde
66%
Secretaria de Educação
87%
Secretaria de Assistência Social
51%
Secretaria de Segurança Pública
42%
Organizações não governamentais/instituições privadas
40%
63 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 202
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
1%
31%
51%
16%
Ir à residência do(a) estudante
36%
7%
33%
20%
3%
3%
Informar ao Conselho Tutelar
24%
6%
6%
35%
32%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
64 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 203
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
10%
5%
5%
33%
44%
8%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
2%
1%
17%
64%
16%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
14%
69%
15%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
14%
71%
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
65 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 203
Comparar
Violência
70%
Bullying
81%
Machismo
33%
Homofobia
55%
Sexualidade
69%
Uso de drogas
69%
Direitos dos idosos
14%
Educação ambiental
81%
Ciência e tecnologia
56%
Diversidade religiosa
31%
Desigualdades sociais
52%
Nutrição e alimentação
39%
Educação para o trânsito
19%
Relações étnico-raciais/racismo
70%
Direitos da criança e do adolescente
34%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
69%
Educação financeira e consumo sustentável
35%
66 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 198
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
62%
Avaliação da aprendizagem.
84%
Avaliação em larga escala.
47%
Metodologias de ensino.
69%
Conhecimento do currículo.
74%
Gestão da sala de aula.
51%
Educação inclusiva.
47%
Novas tecnologias.
68%
Gestão e administração escolar.
36%
Educação Inclusiva
67 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
68 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 162
Comparar
Professor(a) de Braille
15%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
50%
Professor(a) bilíngue para surdos
19%
Professor(a) de Libras
26%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
43%
Professor(a) itinerante
22%
Monitor(a) de apoio
60%
Outros
28%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
69 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
70 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 23
Comparar
Deficiência intelectual
61%
Deficiência física
30%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
52%
Surdez
48%
Deficiência auditiva
43%
Cegueira
48%
Baixa visão
48%
Deficiência múltipla
30%
Altas habilidades/superdotação
17%
Surdo-cegueira
30%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
71 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 203
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
2%
18%
51%
27%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
2%
2%
14%
55%
27%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento