Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Bahia

Cardeal Da Silva

Cardeal da Silva

Nordeste

/ Bahia

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
33%
67%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
50%
50%
Atender as demandas administrativas da escola.
50%
50%
Garantir a manutenção da escola.
50%
50%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
50%
50%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
67%
33%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
100%
Administrar conflitos.
33%
67%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
50%
50%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
100%
Realizar a autoavaliação institucional.
100%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
83%
17%

Condições de funcionamento da escola

3 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
67%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
33%
Ensino Médio.
0%

4 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
50%
17%
33%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
50%
50%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
33%
67%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
17%
33%
50%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
33%
17%
50%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
33%
67%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
17%
17%
67%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
17%
33%
50%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
33%
17%
50%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
33%
33%
33%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
100%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
67%
33%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
33%
67%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
50%
33%
17%

5 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

6 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

7 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

8 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
50%
33%
17%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
83%
17%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
50%
33%
17%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
83%
17%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
83%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

9 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
40%
20%
40%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
60%
40%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
60%
20%
20%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
20%
80%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
20%
60%
20%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
60%
40%

Gestão e Participação

10 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 3,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

12 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 4,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

13 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 3,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

14 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 2,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

15 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
33%
50%
17%
Questões administrativas e institucionais
33%
50%
17%
Questões financeiras
33%
33%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
67%
17%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

16 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

17 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 2,7

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

19 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 1,8

20 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

21 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

22 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

23 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

24 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
50%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
0%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%

25 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

26 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
100%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
17%
83%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
100%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

27 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

28 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

29 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

30 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

31 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

32 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

33 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

34 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

35 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

36 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

37 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
83%
17%
Os pais ?
83%
17%
Os(As) estudantes ?
40%
60%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

38 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

39 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

40 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

41 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

42 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
100%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
17%
Manter as turmas existentes do ano anterior
50%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
17%
Outro
17%

43 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
0%
Tempo de serviço.
0%
Cursos de formação continuada realizados.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
33%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
83%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
33%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
67%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
67%

44 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Ministério Público
33%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
83%
Secretaria de Segurança Pública
83%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%

45 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
33%
67%
Ir à residência do(a) estudante
33%
33%
17%
17%
Informar ao Conselho Tutelar
67%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

46 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
17%
50%
33%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
67%
33%
Revisão dos procedimentos de avaliação
83%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
67%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

47 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Violência
50%
Bullying
83%
Machismo
0%
Homofobia
0%
Sexualidade
33%
Uso de drogas
67%
Direitos dos idosos
17%
Educação ambiental
17%
Ciência e tecnologia
17%
Diversidade religiosa
33%
Desigualdades sociais
17%
Nutrição e alimentação
100%
Educação para o trânsito
67%
Relações étnico-raciais/racismo
17%
Direitos da criança e do adolescente
50%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
17%
Educação financeira e consumo sustentável
0%

48 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
67%
Avaliação da aprendizagem.
67%
Avaliação em larga escala.
50%
Metodologias de ensino.
83%
Conhecimento do currículo.
67%
Gestão da sala de aula.
50%
Educação inclusiva.
0%
Novas tecnologias.
0%
Gestão e administração escolar.
0%
Professor(a) de Braille
60%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
80%
Professor(a) bilíngue para surdos
60%
Professor(a) de Libras
60%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
40%
Professor(a) itinerante
40%
Monitor(a) de apoio
80%
Outros
0%

Educação Inclusiva

49 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

50 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

51 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
17%
67%
17%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
17%
83%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento