Regiões
Estados
Municípios
Escolas






Regiões
Estados
Municípios
Escolas
Brasil Bahia

Itacaré

Itacaré

Nordeste

/ Bahia

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 25,8

2 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 36,0

3 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 37,6

4 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 36,0

5 - Reunião com professores(as) (Média de horas)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Reunião com professores(as) (Média de horas) 2,4

6 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
20%
60%
20%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
20%
60%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
20%
60%
20%
Garantir a manutenção da escola.
60%
40%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
20%
60%
20%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
20%
60%
20%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
40%
40%
20%
Administrar conflitos.
80%
20%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
80%
20%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
80%
20%
Realizar a autoavaliação institucional.
60%
40%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%

Condições de funcionamento da escola

7 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Total de respondentes: 5
  Comparar
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
60%

8 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
20%
80%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
40%
60%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
100%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
100%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
80%
20%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
20%
80%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
100%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
20%
80%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
100%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
100%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
20%
40%
40%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
80%
20%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
60%
40%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
60%
40%

9 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

10 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

11 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
100%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
80%
20%
Houve tráfico de drogas na escola.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
20%
80%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
40%
60%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
20%
60%
20%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
20%
40%
40%

Gestão e Participação

14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 2,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

16 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 4,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

17 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 1,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

18 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
80%
20%
Questões administrativas e institucionais
100%
Questões financeiras
20%
80%
Questões de relacionamento com a comunidade
20%
60%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

19 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

20 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

21 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

22 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

23 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

24 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

25 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
60%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
20%
Repasses da rede de ensino.
0%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
20%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
20%

Gestão Pedagógica

26 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
40%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
20%
Manter as turmas existentes do ano anterior
40%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
20%

27 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
40%
Tempo de serviço.
40%
Cursos de formação continuada realizados.
40%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
80%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
60%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
80%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
80%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
60%

28 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ministério Público
0%
Conselho Tutelar
60%
Secretaria de Saúde
80%
Secretaria de Educação
80%
Secretaria de Assistência Social
80%
Secretaria de Segurança Pública
40%
Organizações não governamentais/instituições privadas
20%

29 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
20%
20%
60%
Ir à residência do(a) estudante
20%
60%
20%
Informar ao Conselho Tutelar
40%
40%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

30 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
20%
60%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
20%
80%
Revisão dos procedimentos de avaliação
20%
80%
Revisão das práticas pedagógicas
20%
80%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

31 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Violência
60%
Bullying
60%
Machismo
0%
Homofobia
20%
Sexualidade
20%
Uso de drogas
20%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
40%
Ciência e tecnologia
0%
Diversidade religiosa
20%
Desigualdades sociais
20%
Nutrição e alimentação
20%
Educação para o trânsito
0%
Relações étnico-raciais/racismo
40%
Direitos da criança e do adolescente
0%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
0%
Educação financeira e consumo sustentável
0%

32 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
40%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
20%
Metodologias de ensino.
40%
Gestão da sala de aula.
20%
Educação inclusiva.
40%
Novas tecnologias.
0%
Gestão e administração escolar.
20%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
60%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
0%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
40%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
80%
Outros
20%

Educação Inclusiva

33 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

34 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

35 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
40%
40%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
100%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento