Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Bahia

Itaparica

Itaparica

Nordeste

/ Bahia

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Média de anos 14,6
Média de meses 2,0

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Média de anos 7,5
Média de meses 6,1

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 7
Pergunta Média
Média de anos 3,7
Média de meses 7,6

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 49,3

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 47,3

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 47,3

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 2,8
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,9
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 12,4
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 12,3
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 10,6
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 5,9
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 8,0
Merenda (Média de horas) 6,1
Manutenção (Média de horas) 5,9
Segurança (Média de horas) 5,6
Outras atividades (Média de horas) 9,9

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
50%
50%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
75%
25%
Atender as demandas administrativas da escola.
88%
13%
Garantir a manutenção da escola.
13%
75%
13%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
75%
25%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
50%
50%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
75%
25%
Administrar conflitos.
63%
38%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
63%
38%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
88%
13%
Realizar a autoavaliação institucional.
75%
25%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
50%
50%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
14%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
14%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
71%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
63%
Ensino Médio.
0%

11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
13%
50%
38%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
88%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
13%
13%
63%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
25%
63%
13%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
13%
75%
13%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
75%
25%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
88%
13%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
88%
13%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
75%
25%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
13%
63%
25%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
13%
75%
13%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
50%
50%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
13%
38%
38%
13%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
25%
63%
13%

12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
88%
13%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
63%
38%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
88%
13%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
75%
25%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
88%
13%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
80%
Banheiro infantil
20%
Área sombreada
80%
Área coberta
60%
Vegetação e jardim
40%
Horta
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
40%
Cimento áspero
40%
Areia
0%
Grama
40%
Terra
60%
Cerâmica
40%
Pedras
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
20%
Casinha
20%
Balanço
20%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
40%
Outros
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
86%
14%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
25%
38%
25%
13%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
13%
63%
25%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
25%
63%
13%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
13%
13%
63%
13%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
25%
13%
63%

Gestão e Participação

20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

21 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,0

22 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

23 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

24 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

25 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

26 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

27 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

28 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
75%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
0%
Repasses da rede de ensino.
25%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
13%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
88%

29 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

30 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 8
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
63%
38%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
38%
25%
38%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
50%
50%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

31 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

32 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

33 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

34 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

35 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

36 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

37 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

38 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

39 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

40 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

41 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 7
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
86%
14%
Os(As) estudantes ?
57%
43%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

42 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

43 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

44 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

45 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

46 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
63%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
25%
Manter as turmas existentes do ano anterior
13%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
50%

47 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 8
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
25%
Tempo de serviço.
13%
Cursos de formação continuada realizados.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
50%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
25%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
14%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
38%

48 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Ministério Público
50%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
100%
Secretaria de Segurança Pública
75%
Organizações não governamentais/instituições privadas
25%

49 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
38%
63%
Ir à residência do(a) estudante
13%
25%
63%
Informar ao Conselho Tutelar
25%
13%
38%
25%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

50 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
50%
38%
13%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
13%
25%
63%
Revisão dos procedimentos de avaliação
25%
75%
Revisão das práticas pedagógicas
13%
13%
75%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

51 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Violência
75%
Bullying
75%
Machismo
38%
Homofobia
75%
Sexualidade
75%
Uso de drogas
75%
Direitos dos idosos
13%
Educação ambiental
75%
Ciência e tecnologia
13%
Diversidade religiosa
75%
Desigualdades sociais
50%
Nutrição e alimentação
63%
Educação para o trânsito
13%
Relações étnico-raciais/racismo
50%
Direitos da criança e do adolescente
63%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
13%
Educação financeira e consumo sustentável
0%

52 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
50%
Avaliação da aprendizagem.
75%
Avaliação em larga escala.
50%
Metodologias de ensino.
63%
Conhecimento do currículo.
63%
Gestão da sala de aula.
38%
Educação inclusiva.
63%
Novas tecnologias.
25%
Gestão e administração escolar.
38%
Professor(a) de Braille
20%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
60%
Professor(a) bilíngue para surdos
20%
Professor(a) de Libras
20%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
40%
Professor(a) itinerante
20%
Monitor(a) de apoio
40%
Outros
40%

Educação Inclusiva

53 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

54 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

55 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Deficiência intelectual
80%
Deficiência física
40%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
60%
Surdez
40%
Deficiência auditiva
40%
Cegueira
40%
Baixa visão
20%
Deficiência múltipla
60%
Altas habilidades/superdotação
0%
Surdo-cegueira
20%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

56 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
13%
25%
50%
13%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
13%
75%
13%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento