Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 27Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 15,7 |
Média de meses | 3,6 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 25Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,8 |
Média de meses | 4,0 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 25Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,1 |
Média de meses | 4,5 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 26Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 44,6 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 27Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 47,1 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 26Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 46,4 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 27Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 7,1 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,7 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,3 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,6 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,0 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,9 |
Merenda (Média de horas) | 2,9 |
Manutenção (Média de horas) | 3,0 |
Segurança (Média de horas) | 3,1 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 27
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
4%
4%
59%
37%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
4%
4%
85%
11%
Atender as demandas administrativas da escola.
81%
19%
Garantir a manutenção da escola.
70%
30%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
11%
63%
26%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
11%
78%
11%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
78%
22%
Administrar conflitos.
7%
59%
33%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
11%
74%
15%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
78%
22%
Realizar a autoavaliação institucional.
74%
26%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
4%
4%
74%
22%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
33%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
74%
Ensino Médio.
100%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 26
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
8%
42%
46%
4%
4%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
11%
67%
22%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
15%
48%
33%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
11%
52%
37%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
56%
41%
4%
4%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
26%
63%
11%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
26%
74%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
15%
85%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
41%
52%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
4%
4%
30%
63%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
4%
4%
89%
7%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
4%
4%
78%
19%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
8%
31%
58%
4%
4%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
7%
48%
44%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
19%
74%
7%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
11%
41%
48%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
74%
26%
12 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 7
Comparar
Falta de água
0%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
71%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
43%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
13 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 6,6 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
14 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 27
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
81%
15%
4%
4%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
26%
67%
7%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
78%
19%
4%
4%
Houve tráfico de drogas na escola.
63%
33%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
41%
56%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
22%
59%
19%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
70%
30%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
93%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
15 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 8
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
25%
Área sombreada
75%
Área coberta
100%
Vegetação e jardim
88%
Horta
63%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
16 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 8
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
75%
Cimento áspero
100%
Areia
0%
Grama
50%
Terra
38%
Cerâmica
63%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
17 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 8
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
13%
Casinha
0%
Balanço
13%
Brinquedo para escalar
13%
Banco
50%
Outros
38%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 27
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
15%
37%
48%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
30%
37%
33%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
26%
41%
33%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
15%
31%
54%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
15%
70%
7%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
11%
19%
56%
15%
Gestão e Participação
19 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
20 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 26Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 9,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 26Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 25Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 4,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 26Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 4,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 26
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
27%
46%
27%
Questões administrativas e institucionais
8%
50%
42%
Questões financeiras
8%
50%
42%
Questões de relacionamento com a comunidade
46%
42%
12%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 27Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 4,6 |
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
31 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
32 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 27
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
89%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
37%
Empresas que apoiam a escola.
7%
Organizações sem fins lucrativos.
15%
Repasses da rede de ensino.
81%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
7%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
96%
36 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 26
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
73%
4%
4%
12%
12%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
15%
4%
4%
42%
38%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
27%
73%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
45 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
46 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 25
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
92%
8%
Os(As) estudantes ?
92%
8%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
52 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Sorteio
8%
Local de moradia
42%
Prova de seleção
0%
Ordem de chegada
50%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
8%
Outros
42%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
53 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 27
Comparar
Não se aplica
15%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
33%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
26%
Manter as turmas existentes do ano anterior
30%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
7%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
11%
Outro
26%
54 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 27
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
59%
Tempo de serviço.
89%
Cursos de formação continuada realizados.
26%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
15%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
33%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
15%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
30%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
33%
55 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 27
Comparar
Ministério Público
26%
Conselho Tutelar
85%
Secretaria de Saúde
67%
Secretaria de Educação
93%
Secretaria de Assistência Social
15%
Secretaria de Segurança Pública
59%
Organizações não governamentais/instituições privadas
37%
56 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 27
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
30%
41%
30%
Ir à residência do(a) estudante
48%
7%
30%
11%
4%
4%
Informar ao Conselho Tutelar
4%
4%
4%
4%
41%
30%
22%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
57 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 27
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
19%
22%
48%
11%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
30%
63%
7%
Revisão dos procedimentos de avaliação
26%
63%
11%
Revisão das práticas pedagógicas
15%
78%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
58 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 27
Comparar
Violência
85%
Bullying
81%
Machismo
26%
Homofobia
67%
Sexualidade
67%
Uso de drogas
89%
Direitos dos idosos
22%
Educação ambiental
74%
Ciência e tecnologia
37%
Diversidade religiosa
30%
Desigualdades sociais
37%
Nutrição e alimentação
44%
Educação para o trânsito
81%
Relações étnico-raciais/racismo
41%
Direitos da criança e do adolescente
30%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
74%
Educação financeira e consumo sustentável
33%
59 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 25
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
60%
Avaliação da aprendizagem.
59%
Avaliação em larga escala.
46%
Metodologias de ensino.
54%
Conhecimento do currículo.
81%
Gestão da sala de aula.
56%
Educação inclusiva.
70%
Novas tecnologias.
50%
Gestão e administração escolar.
46%
Educação Inclusiva
60 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 13
Comparar
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
54%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
8%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
15%
Professor(a) itinerante
15%
Monitor(a) de apoio
69%
Outros
31%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
62 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
63 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 27
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
4%
4%
11%
78%
7%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
4%
4%
89%
7%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento