Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,8 |
Média de meses | 2,3 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,6 |
Média de meses | 4,3 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,7 |
Média de meses | 4,4 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 44,2 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 46,2 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 42,2 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 7,5 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,3 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,6 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,6 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,1 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,5 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 9,5 |
Merenda (Média de horas) | 3,8 |
Manutenção (Média de horas) | 3,4 |
Segurança (Média de horas) | 3,8 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 13
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
8%
54%
38%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
15%
62%
23%
Atender as demandas administrativas da escola.
8%
62%
31%
Garantir a manutenção da escola.
8%
46%
46%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
15%
54%
31%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
15%
77%
8%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
23%
62%
15%
Administrar conflitos.
15%
38%
46%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
15%
77%
8%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
8%
62%
31%
Realizar a autoavaliação institucional.
8%
85%
8%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
15%
69%
15%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
33%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
77%
Ensino Médio.
100%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 13
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
23%
62%
8%
8%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
8%
69%
23%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
15%
54%
31%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
38%
38%
15%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
15%
62%
15%
8%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
15%
31%
46%
8%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
54%
38%
8%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
15%
31%
46%
8%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
23%
31%
38%
8%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
54%
38%
8%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
8%
85%
8%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
8%
23%
54%
15%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
25%
17%
58%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
23%
46%
31%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
54%
31%
15%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
8%
46%
31%
15%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
62%
38%
12 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 5
Comparar
Falta de água
20%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
60%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
40%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
13 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 5,4 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
14 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
77%
15%
8%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
31%
62%
8%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
69%
31%
Houve tráfico de drogas na escola.
38%
54%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
23%
69%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
15%
69%
15%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
62%
38%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
92%
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
15 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
8%
75%
17%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
31%
54%
15%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
38%
62%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
23%
46%
31%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
8%
15%
69%
8%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
31%
62%
8%
Gestão e Participação
16 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
17 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 10,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 3,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 11
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
27%
55%
18%
Questões administrativas e institucionais
9%
55%
36%
Questões financeiras
9%
45%
45%
Questões de relacionamento com a comunidade
55%
36%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,3 |
25 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
26 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
27 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
28 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
30 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
0%
Empresas que apoiam a escola.
15%
Organizações sem fins lucrativos.
31%
Repasses da rede de ensino.
77%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
0%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
32 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 13
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
69%
31%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
31%
8%
8%
54%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
8%
8%
85%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
41 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
42 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 13
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
69%
31%
Os(As) estudantes ?
85%
15%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 7
Comparar
Sorteio
43%
Local de moradia
29%
Prova de seleção
14%
Ordem de chegada
57%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
0%
Outros
14%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
49 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 13
Comparar
Não se aplica
31%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
15%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
8%
Manter as turmas existentes do ano anterior
38%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
23%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
38%
50 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 12
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
92%
Tempo de serviço.
100%
Cursos de formação continuada realizados.
15%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
17%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
17%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
18%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
17%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
25%
51 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 13
Comparar
Ministério Público
8%
Conselho Tutelar
62%
Secretaria de Saúde
15%
Secretaria de Educação
85%
Secretaria de Assistência Social
8%
Secretaria de Segurança Pública
8%
Organizações não governamentais/instituições privadas
38%
52 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
8%
31%
31%
31%
Ir à residência do(a) estudante
38%
46%
15%
Informar ao Conselho Tutelar
8%
8%
23%
46%
15%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
53 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
15%
46%
38%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
31%
69%
Revisão dos procedimentos de avaliação
31%
69%
Revisão das práticas pedagógicas
23%
77%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
54 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 13
Comparar
Violência
77%
Bullying
92%
Machismo
15%
Homofobia
54%
Sexualidade
62%
Uso de drogas
85%
Direitos dos idosos
15%
Educação ambiental
77%
Ciência e tecnologia
62%
Diversidade religiosa
15%
Desigualdades sociais
38%
Nutrição e alimentação
31%
Educação para o trânsito
23%
Relações étnico-raciais/racismo
69%
Direitos da criança e do adolescente
8%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
92%
Educação financeira e consumo sustentável
15%
55 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 13
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
54%
Avaliação da aprendizagem.
54%
Avaliação em larga escala.
38%
Metodologias de ensino.
54%
Conhecimento do currículo.
62%
Gestão da sala de aula.
54%
Educação inclusiva.
62%
Novas tecnologias.
54%
Gestão e administração escolar.
46%
Educação Inclusiva
56 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
57 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 7
Comparar
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
71%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
0%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
43%
Professor(a) itinerante
14%
Monitor(a) de apoio
71%
Outros
29%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
58 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 5
Comparar
Deficiência intelectual
100%
Deficiência física
80%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
20%
Deficiência auditiva
0%
Cegueira
0%
Baixa visão
20%
Deficiência múltipla
0%
Altas habilidades/superdotação
40%
Surdo-cegueira
20%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
60 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 13
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
8%
23%
54%
15%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
8%
8%
77%
8%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento