Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Rio de Janeiro

Rio De Janeiro

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 879
Pergunta Média
Média de anos 15,2
Média de meses 2,9

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 857
Pergunta Média
Média de anos 8,8
Média de meses 6,0

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 848
Pergunta Média
Média de anos 7,2
Média de meses 6,3

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 839
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 49,1

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 834
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 48,9

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 839
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 48,1

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 862
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 5,4
Reunião com professores(as) (Média de horas) 4,4
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 7,1
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 7,2
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 8,3
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,7
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 8,0
Merenda (Média de horas) 3,7
Manutenção (Média de horas) 4,2
Segurança (Média de horas) 4,0
Outras atividades (Média de horas) 4,8

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 898
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
1%
63%
36%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
5%
5%
67%
28%
Atender as demandas administrativas da escola.
2%
63%
35%
Garantir a manutenção da escola.
12%
64%
23%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
16%
61%
22%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
10%
64%
26%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
3%
3%
63%
34%
Administrar conflitos.
6%
6%
62%
32%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
7%
65%
28%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
2%
68%
30%
Realizar a autoavaliação institucional.
4%
4%
68%
29%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
4%
4%
68%
28%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 749
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
2%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
41%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
71%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
46%
Ensino Médio.
11%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 904
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
25%
52%
21%
1%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
10%
42%
38%
10%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
17%
42%
36%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
8%
36%
50%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
5%
5%
38%
55%
2%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
1%
14%
78%
6%
6%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
11%
71%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
8%
71%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
16%
47%
32%
6%
6%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
2%
32%
62%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
3%
3%
74%
23%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
1%
66%
32%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
41%
48%
6%
6%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
3%
3%
33%
60%
4%
4%

14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?

Total de respondentes: 114
  Comparar
Falta de água
25%
Falta de energia
14%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
18%
Vandalismo nas instalações
8%
Problemas de infraestrutura da escola
10%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
46%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
38%
Outros
48%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:

Total de respondentes: 113
Pergunta Média
Por quantos dias ocorreu a interrupção: 6,2
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 898
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
89%
10%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
70%
28%
1%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
94%
5%
5%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
95%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
86%
14%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
82%
17%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
90%
10%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
75%
20%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 599
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
82%
Banheiro infantil
69%
Área sombreada
75%
Área coberta
78%
Vegetação e jardim
60%
Horta
23%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 599
  Comparar
Piso emborrachado
3%
Cimento liso
57%
Cimento áspero
69%
Areia
12%
Grama
35%
Terra
37%
Cerâmica
13%
Pedras
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 599
  Comparar
Tanque de areia
1%
Gira-gira
6%
Túnel lúdico
6%
Gangorra
20%
Escorregador
36%
Casinha
32%
Balanço
20%
Brinquedo para escalar
20%
Banco
45%
Outros
29%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 853
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
11%
28%
58%
4%
4%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
9%
28%
58%
5%
5%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
12%
30%
51%
7%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
27%
60%
5%
5%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
3%
3%
11%
68%
17%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
6%
6%
63%
28%

27 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 325
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
92%
Doações e campanhas de arrecadação
28%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 325
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
98%
Doações e campanhas de arrecadação
10%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
2%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 325
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
96%
Doações e campanhas de arrecadação
3%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 880
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 8,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 878
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 2,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 857
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 2,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 859
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 2,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 861
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 1,6
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 324
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 1,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 881
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
18%
45%
36%
Questões administrativas e institucionais
10%
50%
40%
Questões financeiras
8%
43%
49%
Questões de relacionamento com a comunidade
2%
23%
44%
32%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 893
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,0

40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 56
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 3,4

42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

43 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

44 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

46 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 900
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
93%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
54%
Empresas que apoiam a escola.
4%
Organizações sem fins lucrativos.
9%
Repasses da rede de ensino.
81%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
4%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
30%

48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 865
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
6%
6%
42%
7%
46%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
2%
32%
44%
23%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
15%
84%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

51 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

60 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 888
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
75%
23%
2%
Os(As) estudantes ?
83%
15%
2%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

61 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:

Total de respondentes: 453
  Comparar
Sorteio
5%
Local de moradia
9%
Prova de seleção
1%
Ordem de chegada
50%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
3%
Outros
52%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular

66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 905
  Comparar
Não se aplica
8%
Afinidade entre os(as) estudantes
6%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
57%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
24%
Manter as turmas existentes do ano anterior
47%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
12%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
11%
Outro
16%

67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 889
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
65%
Tempo de serviço.
38%
Cursos de formação continuada realizados.
54%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
32%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
74%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
49%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
43%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
75%

68 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 905
  Comparar
Ministério Público
27%
Conselho Tutelar
70%
Secretaria de Saúde
78%
Secretaria de Educação
88%
Secretaria de Assistência Social
35%
Secretaria de Segurança Pública
36%
Organizações não governamentais/instituições privadas
19%

69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 902
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
16%
47%
36%
Ir à residência do(a) estudante
42%
5%
5%
26%
22%
4%
4%
Informar ao Conselho Tutelar
17%
7%
24%
39%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 903
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
4%
4%
1%
12%
54%
28%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
8%
63%
29%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
6%
6%
66%
27%
Revisão das práticas pedagógicas
5%
5%
63%
31%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 905
  Comparar
Violência
82%
Bullying
84%
Machismo
26%
Homofobia
37%
Sexualidade
38%
Uso de drogas
54%
Direitos dos idosos
15%
Educação ambiental
90%
Ciência e tecnologia
38%
Diversidade religiosa
25%
Desigualdades sociais
50%
Nutrição e alimentação
77%
Educação para o trânsito
39%
Relações étnico-raciais/racismo
62%
Direitos da criança e do adolescente
60%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
31%
Educação financeira e consumo sustentável
45%

72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 892
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
73%
Avaliação da aprendizagem.
87%
Avaliação em larga escala.
49%
Metodologias de ensino.
75%
Conhecimento do currículo.
74%
Gestão da sala de aula.
71%
Educação inclusiva.
82%
Novas tecnologias.
56%
Gestão e administração escolar.
46%
Professor(a) de Braille
5%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
44%
Professor(a) bilíngue para surdos
8%
Professor(a) de Libras
11%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
31%
Professor(a) itinerante
33%
Monitor(a) de apoio
75%
Outros
25%

Educação Inclusiva

73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 488
  Comparar
Deficiência intelectual
81%
Deficiência física
34%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
89%
Surdez
26%
Deficiência auditiva
26%
Cegueira
13%
Baixa visão
24%
Deficiência múltipla
40%
Altas habilidades/superdotação
46%
Surdo-cegueira
9%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 903
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
2%
24%
54%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
1%
16%
59%
22%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento